Rondônia, 03 de fevereiro de 2026
Geral

Facimed firma parceria com Prefeitura

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) quer contribuir com a melhoria da acessibilidade urbana. Atendendo a convite da Prefeitura, acadêmicos e professores estão trabalhando no sentido de levantar falhas e apresentar soluções para problemas de acessibilidade, como a existência de calçadas irregulares.

O professor Adriano de Alencar Sales, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, disse que o trabalho começou a ser executado no início do semestre atual. Por diversas vezes os acadêmicos foram as ruas e vivenciaram as dificuldades enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais. Utilizando vendas nos olhos, cadeiras de rodas, muletas, bengalas e andadores, os acadêmicos passaram por calçadas irregulares, espaços indevidamente ocupados por estabelecimentos comerciais e banheiros com portas que impedem a passagem de cadeirantes. Vivenciaram também as dificuldades enfrentadas por idosos, grávidas e pessoas com carrinhos de bebê. Posteriormente elaboraram cartilhas, abordando o assunto e apresentando sugestões de melhorias.

O trabalho elaborado pelos acadêmicos foi apresentado à Prefeitura na última segunda-feira (7) pelos professores Adriano Sales, Isabel Trece Martins, Hugo Paêta e pelos acadêmicos Alexandre Szilagyi Santos, representando o turno vespertino e Lucas Stanley Tosti Faquim, representando o noturno. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Gerson Antonio Sapper, que recebeu o material, destacou a importância da parceria. “É um material bem vindo, porque os acadêmicos foram as ruas,vivenciaram os problemas, estudaram a situação e apresentaram as sugestões”, disse Sapper.

Leg.: Os acadêmicos foram às ruas, vivenciaram o problema, pesquisaram o assunto e elaboraram cartilhas explicativas

SIGA-NOS NO

Veja Também

Escolas estaduais: abertura oficial do ano letivo 2026 acontece na próxima segunda-feira

Justiça de Rondônia mantém prisão de piloto investigado por tráfico de drogas e organização criminosa

Prefeitura retoma área de preservação invadida por borracharia na capital

MP convoca Caerd, Energisa e CEF para resolver impasse da falta de água em condomínios populares