Faperon remarca nova reunião com indústrias de carne no dia 29
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Hélio Dias de Souza, remarcou para o próximo dia 29 uma nova rodada de negociações com os representantes dos frigoríficos para discutir a retomada dos preços praticados no mês de julho do ano passado. A reunião da Câmara Setorial da Carne, marcada para terça-feira, 8, na Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), acabou frustrando os criadores porque novamente as indústrias não compareceram. Os cinco maiores enviaram ofícios à Faperon pedindo mais prazo porque grande parte dos executivos estava fora do País ou cumprindo acordos comerciais em grandes estados do Nordeste. O único de Rondônia, João Gonçalves, proprietário do frigorífico Gonçalves, confirmou presença, mas não foi e nem enviou justificativa, o que revoltou os produtores. A principal pauta da Câmara Setorial da Carne, criada após o chamado Grito da Pecuária realizado pela Faperon, é discutir o preço justo para arroba do boi gordo.
CPI Paralelo a Faperon, a Assembleia Legislativa de Rondônia também investiga os chamados incentivos fiscais aos frigoríficos em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O presidente Adelino Follador (DEM) já requisitou documentos na Secretaria de Finanças (Sefin) sobre os contratos firmados com essas indústrias.
Piquetes Durante o último encontro dos produtores, uma corrente defendeu a radicalização do movimento armando piquetes em frente aos frigoríficos impedindo a entrada de cargas de boi. O movimento é fraco, mas vem ganhando força entre os criadores a medida em que as indústrias tem virado as costas para as reivindicações da classe.
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix