Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Fecomércio-RO e Fecomercio-AM prestigiam 100 anos do Alto Madeira

O presidente da Fecomércio-AM e Vice-Presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros veio especialmente para participar dos festejos de 100 anos do Alto Madeira



A solenidade foi marcada pela abertura da exposição de 100 anos da trajetória do jornal que foi iniciada por uma “viagem” expositiva do professor e vereador Aleks Palitot rememorando, ao comentar cada mural, como o jornal, efetivamente, imprimiu letra a letra os fatos da história de Rondônia.

Jornalistas com mais de 30 anos dedicados ao jornalismo e que tiveram a honra de trabalhar no jornal, como Ciro Pinheiro, José Carlos de Sá, Lúcio Albuquerque, Rosinaldo Machado (fotógrafo), Vismar Kfouri, Silvio Persivo, Silvio Santos, historiadores, professores da Unir, artistas plásticos, empresários e colaboradores, além do secretário estadual de Cultura, Júlio Olivar, também prestigiaram o evento.

A solenidade foi marcada pela abertura da exposição de 100 anos da trajetória do jornal que foi iniciada por uma “viagem” expositiva do professor e vereador Aleks Palitot rememorando, ao comentar cada mural, como o jornal, efetivamente, imprimiu letra a letra os fatos da história de Rondônia.

O presidente da Fecomécio-RO, Raniery Coelho, foi representado pela consultora executiva Cileide de Macedo na solenidade que também contou com a presença de inúmeras autoridades, entre as quais o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio-CNC, e presidente da Federação do Comércio do Amazonas, José Roberto Tadros, a superintendente Simone Guimarães, que vieram a Porto Velho especialmente prestigiar as comemorações do centenário.

Também presente à solenidade, o senador Valdir Raupp, que foi lembrado por sua importante participação na luta pela integração regional e pela implantação da Ferrovia Transcontinental, em especial no trecho entre Porto Velho e Sapezal (MT), a denominada Ferrovia da Soja.

ACERVO

Durante a cerimônia foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Alto Madeira e o Governo do Estado de Rondônia, representado pela Sejucel, para permitir que a exposição da trajetória do Alto Madeira fique disponível para o público. Na ocasião foi feita a obliteração, pelos diretores do Alto Madeira, Luiz, Euro e Neuza Tourinho, do selo comemorativo, lançado pelos Correios, relativo ao centenário do jornal com a presença do jornalista Gustavo San Felipe, que representou os Correios.

Na solenidade também foi assinado convênio com a Biblioteca Nacional para que todo o acervo do Alto Madeira possa ser inserido na Hemeroteca Digital Brasileira. Segundo a diretora Liz Tourinho, os dois convênios que disponibilizam as edições e a trajetória do jornal “Foram as duas formas que o jornal encontrou para agradecer a fidelidade de seus leitores e tornar disponível à população, aos historiadores, pesquisadores e estudiosos da História de Rondônia, a trajetória do jornal se confunde com a história do Rondônia”.

No Hall da Casa da Cultura e na Galeria Afonso Ligório foram instalados equipamentos, antigos e modernos, fotografias e murais que mostravam as edições do Alto Madeira e a comemoração se estendeu com a participação dos músicos do Projeto Boca da Noite, que apresentaram um show com a participação de grandes nomes da música regional e com músicas autorais, para encerrar a festa em grande estilo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026