Fenômeno El Niño continua a influenciar o clima da região neste trimestre
No trimestre de setembro, outubro e novembro, de acordo com as análises de dados observacionais e prognósticos de modelos numéricos feitos pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), o indicativo é de que as águas superficiais do oceano Pacífico Equatorial manterão o padrão de aquecimento nas regiões de Niño, alterando a circulação atmosférica e modulando o clima durante esse período na Amazônia Legal.
Para Rondônia e Acre as chuvas deverão ocorrer próximas aos padrões climatológicos. Já a temperatura deve ficar ligeiramente acima da climatologia nos dois estados, bem como, no norte e sudeste paraense, centro-norte do Maranhão, no Tocantins, centro-leste do Amazonas, Roraima e Mato Grosso.
Ainda segundo o prognóstico realizado em conjunto pelos Centros Regionais do SIPAM (Porto Velho, Manaus e Belém) as chuvas deverão ficar abaixo da normal climatológica em grande parte da porção norte da Amazônia, abrangendo os estados do Amapá, Pará (norte paraense sudoeste, Baixo Amazonas, Marajó e região metropolitana de Belém e nordeste), noroeste do Maranhão, Roraima, centro-leste do Amazonas, e também no norte e nordeste do Mato Grosso.
Os meteorologistas ainda reforçam ser neste período do ano que ocorre o final da estação seca e início da chuvosa em grande parte da região, aumentando gradativamente e tornando mais intensa ao final do trimestre a precipitação no Acre, sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará e norte do Mato Grosso. Uma das principais características do período de transição entre o período seco e a temporada chuvosa é a ocorrência de fortes pancadas de chuvas, normalmente acompanhada de vendavais, como já foi observado em vários municípios do sul da Amazônia.
Veja Também
Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema
Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema
STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6
Homem é morto a facadas pelo próprio cunhado na zona leste de Porto Velho