Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Geral

Fhemeron está com baixo estoque de sangue e pede doações

O mês de novembro iniciou com estoque baixo para o tipo sanguíneo O +, sendo a tipagem mais usada. Com o intuito de salvar vidas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron iniciou neste mês, o chamamento para que a população doe sangue. Pessoas com idade entre 18 e 69 anos, com boas condições de saúde podem procurar qualquer hemocentro no Estado.

O doador há mais de 10 anos, Paulo  César de Araújo, de 36 anos, conta como realizar esse ato de solidariedade. “É muito gratificante saber que eu posso ajudar pessoas e salvar vidas. Meu pai sofreu um acidente uns anos atrás e ele precisou de sangue na cirurgia, foi a partir desse momento que vi que podia ajudar outras pessoas que tinham o meu tipo sanguíneo. Esse ato oferece ao receptor mais uma chance para viver”, afirmou Paulo.

No dia 25 de novembro, também é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e para conscientizar a população, a Fhemeron realizará coletas externas durante todo mês.

A primeira ação começou na Defensoria de Rondônia, nesta terça-feira (8). A próxima coleta será nesta sexta-feira (11), no Hospital do Amor da Amazônia, localizado na BR-364, a partir das 13h30 e deve finalizar às 19h.

Nos dias 18 e 19, a Fhemeron também estará no município de Guajará-Mirim, na Escola E.E.F. Capitão Godoy, localizada na Avenida Cândido Rondon, para realizar a campanha. Os hemocentros regionais de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena também estão disponíveis.

Todos os tipos sanguíneos são necessários, pois o sangue é insubstituível e sem ele cirurgias são suspensas. O assistente social da unidade, Dimarães da Silva conta: “você pode salvar até 4 vidas com uma doação, é um ato solidário e simples, o momento é agora, e sangue é vida”, enfatizou Dimarães.

Critérios para ser doador

Estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 69 anos; 16 e 17 anos poderá doar acompanhado pelo pai/mãe ou responsável legal; ter peso igual ou superior a 50kg; alimentação saudável, evitando refeição gordurosa três horas antes da doação; homem pode doar até 4 vezes no período de um ano, sendo que intervalo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias; mulher pode doar 3 vezes no período de um ano com intervalo mínimo de 90 dias; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Energisa segue com vagas abertas para eletricistas de redes de distribuição

Trabalhos de regularização fundiária são intensificados em Porto Velho pelo governo de Rondônia

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara

Prefeitura solicita reforço policial nas principais rotas de ônibus de Porto Velho