Rondônia, 22 de dezembro de 2024
Geral

Fiero encaminha ofícios a parlamentares solicitando apoio para a retomada de obras

Preocupado com os problemas enfrentados pelo segmento da construção civil de Rondônia, o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, enviou ofícios para deputados estaduais, federais e senadores da bancada rondoniense, solicitando apoio para retomada de obras inacabadas ou paralisadas, que devido à morosidade, estão prejudicando o setor. Ele alerta que a paralisação das obras públicas em Rondônia, e também no âmbito privado, levará o setor a uma situação de caos, com a explosão do desemprego e que os apelos são unânimes para que o governo volte a investir no segmento.



A liberação de recursos do Banco da Amazônia; Banco do Brasil; BNDES para financiar a construção de frigorífico de peixes, foi ponto citado por Thomé como fundamental.

No oficio, o presidente da Fiero relaciona pelo menos vinte obras, dentre elas, a conclusão da ponte do Abunã; a construção de diversas pontes na BR-429, iniciadas há 20 anos; construção de pontes na BR-425; conclusão da abertura e asfaltamento da BR-421; pavimentação da BR-174; conclusão dos viadutos de Porto Velho; melhorias na BR-364; conclusão do anel viário de Ji-Paraná; pavimentação da estrada do Porto Chuelo (também conhecida como Arco Norte de Porto Velho); conclusão da rodovia Ariquemes – Machadinho; a dragagem e sinalização da hidrovia do Madeira; alfandegamento do aeroporto de Porto Velho; conclusão de hospitais da capital; Ariquemes e Guajará- Mirim; a construção de 40 creches em Porto Velho e demais municípios; conclusão das obras de água e esgoto da capital;

A liberação de recursos do Banco da Amazônia; Banco do Brasil; BNDES para financiar a construção de frigorífico de peixes, foi ponto citado por Thomé como fundamental.

Marcelo Thomé lamenta a situação de crise crescente na construção civil, enfatizando que a situação causa apreensão entre os empresários. Ele prega a necessidade de liberação de recursos para a execução de novos projetos e a retomada das obras inacabadas ou iniciadas. “São necessárias medidas urgentes para reverter este cenário, no mínimo estarrecedor. Contamos com o empenho dos parlamentares nesta retomada de desenvolvimento”, alertou.

O presidente da Fiero demonstrou expectativa positiva em relação à retomada das obras. "Acredito que conseguiremos sensibilizar os deputados e o governo, no sentido de buscar alternativas para a retomada do crescimento, não apenas para a construção civil, mas para todos os setores produtivos. Continuaremos cobrando as medidas solicitadas pelo setor”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assinada ordem para dragagem do Rio Madeira

Médica Delma Neves encerra 2024 com aprovação na Associação Brasileira de Nutrologia

Nota Legal premia 50 pessoas com meio milhão de reais em prêmios; veja vencedores

Rondônia completa 43 anos de criação com história marcada por ciclos econômicos e luta política