Rondônia, 13 de outubro de 2024
Geral

FIMCA forma mais cinco turmas de graduação

O anfiteatro do Campus da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho sediou na última sexta-feira (11/02), a Sessão Solene de Colação de Grau da 4ª Turma do Curso de Administração, que levou o nome “Prof. Wanderley Marques”; da 4ª Turma do Curso de Ciências Biológicas, que recebeu o nome “Prof. Isaac Lucena de Amorim; da 3ª Turma do Curso de Enfermagem, denominada “Ariádna Mendonça Ferreira; da 2ª Turma do Curso de Farmácia, que ganhou a denominação de “Profª. Elizângela Afonso Aguiar Marques de Oliveira”; e da 4ª Turma do Curso de Turismo, que levou o nome “Prof. Anderson Machado”.


Juramento

Coordenadores, professores, imprensa, familiares, amigos e convidados lotaram o Anfiteatro e acompanharam a cerimônia que foi marcada pelo alto nível de organização e muita emoção. O evento concretizou a luta de ex-estudantes que concluíram mais uma importante etapa de suas vidas rumo ao mercado de trabalho.

Juramento

Os juramentos de estilo foram proferidos por José Amádio Silva de Moura, em nome dos formandos da 4ª Turma do Curso de Administração; Regiane Messias, representando os formandos da 4ª Turma do Curso de Ciências Biológicas; Elizete Gomes Pinto, em nome da 3ª Turma do Curso de Enfermagem; Tiago Tavares Sena, pelos formandos da 2ª Turma do Curso de Farmácia; e Mayara Barroso Oliveira, pelos seus colegas da 4ª Turma do Curso de Turismo.

A formanda Vanessa Concolato Custódio fez um juramento solitário. Pertencente à 10ª Turma do Curso de Odontologia da FIMCA, que recebeu o nome do Prof. José de Freitas Atallah, ela deveria ter colado grau no dia 11 de dezembro do ano passado, mas como veio transferida de outra instituição, teve que complementar seus estudos para poder graduar-se, o que foi feito nesta sexta-feira.

A Colação de Grau

Finalmente, o grande momento, tão esperado, chegou. A Colação de Grau, a mais importante e tradicional cerimônia acadêmica, que representa a conclusão de anos de trabalhos de professores e estudantes foi iniciada, despertando um misto de orgulho e lágrimas entre os formandos, familiares e amigos.

Começou, então, a chamada nominal, por ordem alfabética, para a outorga do grau. O Diretor Geral, Dr. Aparício Carvalho, devidamente paramentado, foi concedendo o grau aos formandos dos Cursos de Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia e Turismo, que em seguidas, receberam os diplomas das mãos do coordenador de cada curso.

Oradores

Ao fazer uso da palavra, os oradores das turmas ressaltaram a importância da formação superior para a realização pessoal e profissional, agradeceram aos pais e professores pelas lições e apoio, relembraram o convívio fraterno no ambiente da faculdade e se comprometeram em exercer as novas profissões com ética e compromisso social e ambiental. Todos expressaram alegria espontânea de quem tem a sensação do dever cumprido, pelo menos por enquanto, pois boa parte manifestou o interesse de continuar os estudos, buscando se especializar para alcançar o almejado sucesso na vida.
Carlos César Carvalho Frota foi o orador da turma do Curso de Administração. Ronilda Dias foi a oradora da Turma do Curso de Ciências Biológicas. Elizete Gama Nascimento de Almeida foi a oradora da Turma do Curso de Enfermagem. Lígia Fernandes Arruda foi a oradora da Turma do curso de Farmácia. Regiane Araujo de Sousa foi a oradora da turma do curso de Turismo.
Homenagem aos primeiros colocados

Tradicionalmente a FIMCA homenageia aqueles acadêmicos que se destacam em primeiro lugar de cada turma, pelo desempenho, interesse e participação, de acordo com um criterioso levantamento feito pela coordenação de cada curso, junto aos professores de todas as disciplinas que compõem a grade curricular. A intenção é recompensar o esforço empreendido pelos que mais estudam e estimular os demais a uma competição sadia que visa, unicamente, promover a qualidade o nível de cada turma.

A honraria, composta por uma placa e um certificado, foi entregue pela Dra. Maria Sílvia, Vice-Diretora da FIMCA, acompanha pelo coordenador de cada curso aos seguintes formandos, que se destacaram em primeiro lugar em sua respectiva turma: Gilson Santos Matos Junior, 1º lugar da 4ª Turma do Curso de Administração; Júlio César Cajueiro Malaquias, 1º lugar da 4ª Turma do Curso de Ciências Biológicas; Elizeth Gomes Pinto, 1º lugar da 3ª Turma do Curso de Enfermagem; Altenísio José de Albuquerque, 1º lugar da 2ª Turma do Curso de Farmácia; e Regiane Araujo de Sousa, 1º lugar da 4ª Turma do Curso de Turismo.

Passagem do Galhardete

Momento de grande potencial simbólico, já tradicionalmente incorporado às cerimônias de Colação de Grau da FIMCA, a passagem do galhardete da instituição, de um formando para o representante da próxima turma que vai se formar, representa o compromisso com a continuidade da promoção do conhecimento científico, realizado a cada semestre, com a graduação de novas turmas que conquistam a formação superior.

A passagem do galhardete foi feita conjuntamente pelos licenciados e bacharéis que se destacaram em primeiro lugar, aos futuros formandos Vanusa dos Santos, do Curso de Administração; Paula Andréia do Nascimento, do Curso de Ciências Biológicas; Gabriela Miranda dos Santos, do Curso de Enfermagem; Renata Ferreira Quinquin, do Curso de Farmácia; e Roneida Paiva de Souza Meireles, do Curso de Turismo.

Pronunciamento do Diretor Geral

Ao encerrar a cerimônia, o Diretor Geral, Dr. Aparício Carvalho, agradeceu confiança depositada na Instituição, desejou êxito na vida pessoal e profissional dos recém-graduados, reafirmou o compromisso de continuar investindo na estrutura, infra-estrutura, formação do pessoal docente e técnico-administrativo da FIMCA, para atender cada vez melhor as futuras gerações de acadêmicos.

Pediu aos novos bacharéis e licenciados que não se afastem da FIMCA, “pois somos uma família, uma grande família, e esta é a Casa de todos. Espero vê-los em breve, em novos cursos de graduação ou pós-graduação. E àqueles que se qualificarem, e desejarem firmar parceria conosco para ingressar nos quadros da Instituição como docentes, para nós será motivo de orgulho. Sei que não se vence na vida com pouco esforço. Por isso, o patrimônio intelectual é uma riqueza que dever ser permanentemente ampliada", recomendou o Diretor.

“Nós confiamos no sucesso de vocês, pois aqui vocês usufruíram da excelência acadêmica oferecida pela FIMCA, que une Formação Técnica e Formação Humana, pensando em sua formação integral para a vida. Além das habilidades profissionais, vocês aprenderam aqui a importância do compromisso social e ambiental, a reverência diante da dignidade humana, o respeito à ética e a luta, permanente, contra todas as formas de desigualdades que ameaçam e aviltam a vida das pessoas,” finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sindsef reúnem lideranças do sistema diretivo na coordenação de Jaru

Sindsef comemora decreto que regulamenta avaliação dos servidores transpostos

Proprietários de comércios são presos por furto de energia em operação na capital

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia nesta sexta e no sábado