Final de semana terá calor e chuvas em várias partes do estado, revelam institutos de previsão do tempo
Previsão para o fim de semana indica muito calor e pancadas de chuva isoladas
O volume de chuva que caiu em Porto Velho nos primeiros 10 dias do mês já se aproxima de todo o previsto para agosto e a previsão do tempo para este fim de semana indica que o calor continuará intenso neste final de semana, mas ainda assim alguns chuvas isoladas poderão ocorrer. Os dados são do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do INmet.
Os indicadores revelam que a massa de ar quente e seco presente no Sul da Amazônia dificultará a formação de nuvens carregadas para todo o estado. Com isso, a previsão ainda será de muito calor, durante o dia.
Porém, na metade Norte do estado, algumas pancadas de chuva poderão ocorrer no final da tarde e início da noite. Essas previsões são para sábado (12) e domingo (13), em Rondônia.
O monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) revela também que as temperaturas devem ultrapassar os 35º em alguns cidades do estado.
A previsão é de chuvas em várias regiões de Porto Velho a partir deste sábado.
Veja a previsão para este sábado em alguns municípios:
Guajará-Mirim - min: 22°C | máx: 36°C
Porto Velho - min: 24°C | máx: 34°C
Ariquemes – min: 22°C | máx: 38°C
Jaru – min: 25°C | máx: 36°C
Ji-Paraná – min: 25°C | máx: 36°C
Cacoal – min: 26°C | máx: 36°C
Pimenta Bueno – min: 24°C | máx: 37°C
Vilhena - min: 24°C | máx: 36°C
Variações
Nesta quinta-feira (10), a cidade de Cacoal apareceu no ranking das 20 mais quentes do país. Os cacoalenses tiveram temperaturas acima dos 38°C na data de ontem. O município ficou na 11º com esse dado.
Também nesta semana, um temporal atingiu Porto Velho. O caso aconteceu na última terça-feira (08) e causou estragos em diversos pontos.
Segundo o Sipam, com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as rajadas de vento registradas na capital naquele dia chegaram a 68,4 quilômetros por hora. O residencial público Morar Melhor, na zona Sul, teve registros de destelhamentos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, oito árvores caíram devido ao temporal.
Ainda de acordo com o Sipam, até o momento 29 milímetros de chuva já foram registrados Porto Velho. Esse número se aproxima com o de todo previsto para o mês de agosto, que é de 36,4 milímetros.
Veja Também
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho
Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia
Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará