Fonoaudiologia da São Lucas realiza curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais
O Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas abre neste sábado, dia 25, o curso de extensão Língua Brasileira de Sinais que será ministrado das 8h às 12h e das 14h às 18h pela professora especialista Aldelina Vasques Borba. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Fonoaudiologia (3211-8035). O investimento é R$ 100,00. O reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em todo o território nacional, ocorreu em abril de 2002 e o decreto nº 5.626/05 a regulamenta. Ainda assim, muitas pessoas acreditam que as línguas de sinais são somente um conjunto de gestos que interpretam as línguas orais.
As línguas de sinais possuem uma estrutura lingüística, princípios de organização e propriedades formais semelhantes às línguas orais, porém a forma superficial em que se manifestam está influenciada pela modalidade gesto-visual. Percebe-se hoje, nos estabelecimentos educacionais ou não, profissionais, sem conhecimento teórico e/ou prático, que se deparam com esta clientela e esta, por sua vez, é impedida de desenvolver atividades específicas pelo fator primordial que é a comunicação.
A inclusão dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino trata-se de uma proposta de intervenção amparada e fomentada pela legislação em vigor e pelas políticas públicas educacionais. Baseados em todos os pressupostos citados pelas leis, assim como a Declaração de Salamanca, vê-se a necessidade de informar profissionais da área de educação e saúde sobre a inserção das pessoas com diferenças sensoriais e capacitá-los quanto à forma de comunicação diferenciada da comunidade surda.
As atividades do curso começam neste sábado e se estenderão aos dias 9, 16, 23 e 30 de maio nos períodos da manhã e tarde.
Veja Também
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes
TJRO mantém condenação de traficante flagrado transportando mais de uma tonelada de maconha