Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Fotos e vídeo: etapa Calderita do Circuito Elas Pescando ultrapassa expectativa, bate recorde e garante renda extra para a comunidade

A segunda etapa do Circuito Elas Pescando ultrapassou as expectativas da organização, garantiu recorde de capturas e levou renda para a comunidade. O evento foi realizado no sábado e domingo, levou 55 barcos inscritos para a bateria Pesca Embarcada e dezenas de mulheres para a chamada Pesca de Barranco. A Associação dos Condutores de Pesca Esportiva (ACEP), responsável pelo campeonato, teve o cuidado de escolher comerciantes da própria região de Calderita para venda de produtos alimentícios e bebidas. No domingo, tudo estava vendido, gerando uma renda extra para a comunidade.

A etapa de Calderita distribuiu R$ 60 mil em prêmios. A equipe Lendas do Anzol registrou 1.673 pontos e conquistou o conjunto com barco, carreta rodoviária e um motor 15 HP; a equipe SurubLady’s obteve 1.100 pontos e levou para casa o motor 15 HP; e As Aventureiras do Rio, outros 1.023 pontos garantindo o kit completo de pesca. A bateria Pesca de Barranco premiou R$ 10 mil para as vencedoras: Rhuana Ribeiro Costa (33 pontos); Naiara Jovania Braga da Silva (32 pontos); Mauricelia Pereira Mota (28 pontos); Beatriz Furtado de Oliveira (27 pontos); Daiana Pereira de Souza (26 pontos); Lucelia Almeida Silva (25 pontos); Genilza Alves Gadelha (25 pontos); Marília da Silva Baneires (25 pontos); Liz Cristina Vasconcelos de Souza (23 pontos); e Mauricelia Pereira Mota (22 pontos).

Deputada Ieda Chaves é madrinha do Festival Elas Pescando

A deputada estadual Ieda Chaves é madrinha do Festival Elas Pescando. Ela garantiu uma emenda parlamentar para realização das três etapas (Jaci-Paraná, Calderita e Cabixi) e a ACEP, organizadora do evento, teve o apoio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que liberou os recursos indicados pela deputada Ieda Chaves. “A gente pode mostrar que a mulher pode estar onde quiser, pescando e mostrando que a sabe e pode fazer”, disse ela no discurso de abertura, acompanhada do ex-prefeito Hildon Chaves.

Pesque e solte

Além do evento esportivo, a ACEP também se preocupou com a questão ambiental. Uma equipe da entidade esteve em Calderita para orientar sobre a prática da pesca esportiva, soltando as espécies. Na vila, houve recorde de capturas. Foram mais de 80 peixes que foram embarcados e depois retornaram à natureza. “Muito importante essa conscientização porque quando há peixe, sempre o turismo é impulsionado. Um nicho que está crescendo muito no Brasil”, disse Danilo Fernandes, um dos dirigentes da ACEP. Ele prometeu realizar um novo evento ainda neste ano, mas agora um festival misto, com equipes formadas por pescadores e pescadoras.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026