Rondônia, 16 de dezembro de 2025
Geral

Frente fria histórica pode quebrar recordes de temperatura em Porto Velho e Rio Branco, aponta Climatempo

Uma intensa onda de frio deve atingir o Brasil nos últimos dias de maio e promete marcar os registros mais baixos de temperatura de 2025 até o momento. De acordo com a Climatempo, a massa de ar polar terá forte atuação em estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e também na região Norte, especialmente em Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.

Entre as capitais com maior probabilidade de registrar novos recordes de frio estão Porto Velho e Rio Branco (AC), que devem enfrentar madrugadas geladas entre os dias sexta-feira (30) e sábado, com mínimas previstas de até 18°C em Porto Velho e 14°C em Rio Branco. Os valores superariam os recordes atuais de 23°C e 20,4°C, respectivamente.

Segundo a Climatempo, os efeitos do frio também serão sentidos com força durante a quinta-feira (29), quando a combinação de céu encoberto, chuvas e ventos persistentes deve manter as temperaturas máximas baixas em várias capitais — incluindo as duas principais cidades da Amazônia Ocidental.

A onda de frio também deverá quebrar recordes em todas as capitais da Região Sul, além de São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT). Em Porto Alegre (RS), os termômetros podem marcar entre 7°C e 9°C; em Curitiba (PR), entre 2°C e 4°C.

Apesar da intensidade prevista para boa parte do país, nas capitais Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Brasília (DF), a queda de temperatura será menos expressiva até o final de maio. No entanto, a Climatempo alerta para a chegada de uma nova massa de ar polar nos primeiros dias de junho, com potencial para provocar novos recordes de frio no centro-sul do país.

Previsão de mínimas (estimativa x recorde atual):

A previsão é de que os momentos mais críticos da friagem aconteçam ao amanhecer de sexta-feira (30) e sábado (31), podendo entrar para os registros como as menores temperaturas do ano em diversas capitais.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Juiz Adolfo Theodoro Naujorks é eleito desembargador do TJRO

Domingão da CDL supera expectativa com 30 mil pessoas na Zona Leste de Porto Velho

Caerd participa de mutirão de negociação e anuncia descontos de até 95%

Refis 2026 em Porto Velho começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros