Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Geral

Fumaça monitorada pela Sedam muda de direção e não atinge mais Porto Velho

|
da Secom/RO

Com o objetivo de orientar a população sobre a possibilidade de uma densa onda de fumaça vinda do estado do Mato Grosso e de parte da Bolívia, que ameaçava atingir Porto Velho, no final de semana, o Governo de Rondônia, por meio da  Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, passou a monitorar a situação desde quinta-feira (29). O monitoramento foi realizado pela Coordenadoria de Geociências – Cogeo, através da Sala de Situação, onde é acessado o sistema de monitoramento capaz de detectar focos de calor e supervisionar a mudança de direção das correntes de ar,  essas por sua vez, encaminharam  a fumaça para o Sul do país.

O coordenador da Cogeo, Guilherme Vilela destacou que, “conforme monitoramento feito pela Sala de Situação da Sedam, foi possível perceber que ocorreu uma mudança nas correntes de ar que direcionaram a onda de CO2 para o Sul. Essa alteração dissipou a onda de fumaça que chegaria à Capital do Estado, com níveis de 800 partes por  bilhão – PPBV, chegando com níveis abaixo do esperado”.

As nuvens de CO2 emitidas por focos de incêndio em Rondônia, estados vizinhos e na Bolívia são monitoradas na Sala de Situação por uma ferramenta que acompanha as correntes de ar. A partir dela, foi possível observar o fenômeno que se aproximava de Porto Velho. A ideia era detectar a nuvem de gás carbônico e confirmar a intensidade com que chegaria no Estado, caso não se dissipasse antes. As fumaças nesse período são consideradas anormais, já que é comum que os  meses de agosto e setembro apresentam tais características, dessa forma,  a situação mereceu atenção das equipes da Cogeo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado

Prefeitura participa de reunião na DPU para alinhar atendimento à população migrante