Rondônia, 03 de maio de 2024
Geral

Funasa entrega projetos de esgotamento e abastecimento de água a 17 municípios

A Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde – Funasa de Rondônia, entrega sexta-feira (21), à 09h, no auditório do Ministério Público, em Porto Velho, a pelo menos 17 municípios de Rondônia, os projetos de engenharia e estudos ambientais para implantação de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).
Ao todo, são 18 projetos, ao custo de R$ 2,5 milhões, pagos pela Funasa. A execução desses projetos, pelos municípios, representam um aporte de recursos para o Estado de Rondônia na ordem de R$ 200 milhões.

De acordo com o superintendente da Funasa em Rondônia, Pedro Villar, diante das solicitações dos municípios, a fundação realizou levantamentos de dados “in loco”, para que a empresa vencedora da licitação elaborasse os diagnósticos, estudos de Concepção e viabilidade, projetos básicos e executivos de engenharia para a água e o esgoto.
“Este momento é de grande relevância, pois a Funasa cumpre seu papel institucional de apoiar os municípios na busca de melhorias da qualidade de vida da população, com entrega, formal, desses projetos”, disse Pedro Villar.

Das cidades contempladas, 14 recebem projetos para sistema de esgotamento e três para o tratamento e distribuição da água.

Dados do Estudo Trata Brasil “Ranking do Saneamento – 2015” Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2015), na Região Norte apenas 16,42% do esgoto é tratado, e o índice de atendimento total é de 8,66%, a pior situação entre todas as regiões.

Confira a lista dos municípios contemplados: Alto Alegre dos Parecis, Alvorada do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Costa Marques, Gov. Jorge Teixeira, Nova Mamoré, Nova União, Pimenteiras d’Oeste, Rio Crespo, Santa Luzia d’Oeste, São Felipe d’Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Unimed diz que está implementando nova classificação de risco e fez novas contratações

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado

Vídeo: usuários denunciam caos na emergência da Unimed em Porto Velho, com espera por triagem de mais de duas horas

Mulher que teve 100% do corpo queimado em explosão segue em estado gravíssimo; filho já está andando