Gestores prometem criar mecanismo para fortalecer o esporte e garantir a regulamentação de lei do desporto
A organização de uma comissão ou mesmo uma associação para defesa e busca de apoio na área legislativa e financeira deve ser consolidada neste domingo ao final do I Encontro de Gestores Municipais de Esporte de Rondônia, realizado desde o sábado no Teatro Banzeiros em Porto Velho, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes). As palestras, com a participação de agentes públicos de mais de trinta prefeituras que atuam na área, mostraram que há uma legislação fraca e inconsistente para demonstrar qual o papel do município, estados e a União na promoção do desporto.
O tema “Qual o Papel dos Municípios, do Estado e da União” foi conduzido pela secretária Ivonete Gomes e o titular da Sejucel, Júnior Lopes. No painel, Ivonete demonstrou que a Lei do desporto não foi completamente regulamentada, deixando margem para interpretação da responsabilidade de cada ente. O superintendente Júnior Lopes disse que a nova mentalidade da Sejucel é ajudar os municípios, dentro da realidade de cada região e do projeto apresentado ao Estado, mas revelou um triste dado: a pasta tem apenas R$ 900 mil de orçamento para o ano de 2023, bem diferente de anos anteriores quando a Sejucel já teve até R$ 16 milhões, mas gestões anteriores não souberam aplicar o recurso, e o orçamento foi devolvido.
O professor e doutor Próspero Paoli, coordenador das bases do clube Corinthians, comprovou em sua palestra a necessidade de criar um mecanismo de treinamento para todas as modalidades esportivas de iniciação ofertadas pelo poder público. Ele mostrou a metodologia utilizada no time paulista e disse que é possível implantar nas escolas mantidas pelas prefeituras. Próspero foi contratado pela Semes para desenvolver um caderno metodológico e acompanhar sua aplicação de modo on-line aos professores da prefeitura de Porto Velho.
O encontro de gestores será encerrado neste domingo. O prefeito Hildon Chaves esteve na abertura e reafirmou seu compromisso com o esporte que, segundo ele, ‘é a mais poderosa ferramenta de transformação social’.
Veja Também
Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho
Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia
Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará