Governador autoriza retomada das aulas estaduais a partir do 3º ano do ensino médio
Em coletiva à imprensa na noite desta terça-feira (2), o Governo de Rondônia anunciou que o secretário da Educação deve divulgar nos próximos dias o cronograma e medidas de segurança para retomada presencial das aulas da rede estadual em meio a pandemia causada pelo Coronavírus.
A determinação do governador, segundo o secretário Júnior Gonçalves, é que haja a retomada gradual, através de municípios e o Estado das últimas séries de cada nível de ensino, ou seja: do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Com relação ao Estado, responsável pelo ensino médio, o secretário deve apresentar o plano ainda nos próximos dias. A decisão do retorno do ensino fundamental caberá aos prefeitos.
Nesta terça-feira, um decreto autorizou retorno gradual das aulas na rede privada. Agora, os empresários ficam autorizados a abrir as escolas e faculdades em qualquer fase do distanciamento social criado para enfrentamento da doença. Segundo o decreto 25.784, o retorno será gradual: até 30% de alunos nas cidades que estejam na fase 1, 50% para os que estão na fase 2 e até 70% aos da fase 3.
Júnior Gonçalves também falou sobre a fiscalização do plano de distanciamento em locais públicos, como Espaço Alternativo e Skate Park. Ele disse que não há proibição para a circulação de pessoas, desde que não haja aglomeração e que estejam de máscaras. Mas defendeu que o Município apresente alguma regulamentação, o que deveria vir por meio de um código de posturas.
Veja Também
Prefeitura de Porto Velho vai inaugurar nova rodoviária no dia 20 de dezembro
Sindeprof apresenta proposta de tabelas salariais durante assembleia geral de servidores municipais
Meteorologia prevê mais chuvas volumosas para Rondônia e outros estados
Prefeitura da capital inicia Chamada Escolar na próxima terça-feira