Rondônia, 14 de novembro de 2024
Geral

Governador confirma pedido de apoio da Força Aérea para combate às queimadas em Rondônia

A assessoria do governador Marcos Rocha confirmou nesta terça-feira, que o chefe do poder executivo de Rondônia entrou em contato com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, também com o Ministro Antônio Carlos Waldez Góes da Silva, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, como também o Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Rocha enviou ofícios aos ministros solicitando apoio da força aérea brasileira para atuação no combate aos incêndios ambientais registrados em Rondônia. 

Este é mais um desdobramento do plano de ação do Governador, que já conta com o apoio do Exército Brasileiro e da Polícia Federal (PF) na operação Temporão, cujo foco de atuação está concentrado no Parque Guajará-Mirim e na Estação Ecológica Soldado da Borracha, onde estão concentrados os maiores focos de incêndio do Estado. 

O apoio da Força Aérea, neste caso, seria para ajudar no combate às chamas em regiões distantes, onde os agentes do Estado e dos órgãos parceiros têm dificuldade pra chegar pelas vias terrestres. “Em que pese o fato de estarmos com a situação controlada no parque Guajará-Mirim, ainda temos outros focos de queimadas, em regiões de difícil acesso. As aeronaves chegam com mais facilidade e o raio de atuação é bem maior, agilizando o processo de controle das chamas”, comentou o Governador através de sua assessoria. 
O trabalho de controle e identificação dos autores desses incêndios está sendo desenvolvido através da operação Temporã, que já conta com agentes da Sedam, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Politec, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Os órgãos parceiros do Governo nessa operação são o Ministério Público de Rondônia, PF, Ibama e o Exército Brasileiro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira

Gabinete do ódio: Comissão Eleitoral da OAB adverte dirigente da CAARO para cumprir decisão e faz novo alerta sobre cassação de registro

OAB: "Gabinete do ódio" que apoia Eurico Montenegro sofre duro golpe e chapa 11 pode até ter o registro cassado

Eurico Montenegro foge do debate com Márcio Nogueira, que confirmou presença na Rema TV