Governador em exercício visita obras de pavimentação em Porto Velho
Obras do governo de Rondônia, de execução direta do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) ou por meio de construtora em Porto Velho foram visitadas na tarde de segunda-feira, 25, pelo governador em exercício, deputado Maurão de Carvalho.
A primeira obra visitada foi a que está sendo executada pela Amil Construtora, uma empresa de Mato Grosso que ganhou licitação para asfaltar 16 quilômetros da RO-005, conhecida por Estrada da Penal, iniciada há pouco mais de 20 dias.
A empresa faz a terraplanagem da estrada e instala tubos para drenagem. O governador em exercício gostou do ritmo: “Estou vendo que a terraplanagem é bem feita, o ritmo da obra é excelente. Parabenizo a construtora e o DER pelo empenho nesse projeto”, disse Maurão de Carvalho, que visitou vários pontos do trabalho que está sendo realizado.
Segundo o responsável pela construtora, Paulo Ricardo, 62 trabalhadores e mais de 20 maquinas estão no local. Já foram instaladas duas linhas de tubos (bueiros) e ao longo de quatro quilômetros iniciais que serão pavimentados outras duas linhas de tubos serão colocadas. Além da terraplanagem e bueiros, os trabalhadores fazem desvio de cercas, base e sub-base na estrada.
A empresa calcula que em meados de novembro entre com o revestimento do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras
Acompanhado pelo diretor do DER, Ezequiel Neiva, o governador em exercício visitou também, juntamente com os deputados Lindomar Garçon e Jean Oliveira, a Expresso Porto, via utilizada para caminhões carregados de soja que nela circulam a partir da BR-364, para chegar até o porto, afetando o funcionamento do Hospital do Câncer da Amazônia e hospital das irmãs Marcelinas com a poeira da estrada.
Por execução direta, O DER irá asfaltar 3 quilômetros para eliminar o excesso de poeira que se forma no trecho da entrada da via, bem próximo ao Hospital do Câncer da Amazônia.
“Este é um investimento importante, vai eliminar essa poeira que prejudica o atendimento aos pacientes e traz problemas para o bom funcionamento dos caros equipamentos hospitalares. O governo do Estado tem sido um parceiro do Hospital do Câncer da Amazônia e do hospital das irmãs Marcelinas, e não podia deixar de fazer esse trabalho. Os operadores das máquinas, todos os trabalhadores e o DER estão de parabéns por esta obra”, disse o governador em exercício.
Segundo Ezequiel Neiva, cerca de 1.400 veículos transitam por dia na estrada. Cerca de 10 máquinas estão no local trabalhando. A obra, iniciada em 31 de julho, levará 90 dias para ser concluída.
O gerente da Usina de Asfalto de Porto Velho, José Cardoso, disse que o DER terá que elevar quase 2 metros o começo da pista para alinhar com a BR 364. “Em seguida faremos o sub leito, a sub base e a pavimentação com um asfalto de 9 cm de espessura , mais resistente, para aguentar o peso das cargas que os caminhões transportam”, disse.
Planalto 2
O governador em exercício Maurão de Carvalho também se reuniu com o presidente da Associação de Moradores do bairro Planalto, Laelson da Silva. Os moradores reivindicam limpeza e desobstrução de 800 metros da avenida Imigrantes, a partir da avenida Mamoré, para dar acesso ao bairro Planalto 2 e outras comunidades vizinhas. Hoje, o único acesso é pela Calama, cuja distância é maior.
O diretor do DER Ezequiel Neiva disse que é possível fazer a obra, mas é preciso um envolvimento da prefeitura. O assunto será discutido com o prefeito Hildon Chaves na tarde desta terça-feira (26), no Palácio Rio Madeira, gabinete do governador.
Veja Também
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida