Governador reúne secretários do Estado e anuncia novidades
O governador Confúcio Moura reuniu secretários e gestores dos órgãos estaduais onde anunciou algumas novidades que visam beneficiar o Estado de Rondônia.
A exemplo dos modelos que deram certo nos estados de Minas Gerais e Bahia, Confúcio falou da importância do papel da ouvidoria, que tem como ouvidor, Vicente Moura, que já visitou várias unidade do Estado onde conhece de perto cada situação e busca soluções junto á cada setor.
O processo de transposição dos servidores do quadro do Estado para a União também esteve em pauta, onde o governador informou que os mais de 20 mil processos estão finalizados, aguardando agora o parecer de Brasília.
A exemplo dos modelos que deram certo nos estados de Minas Gerais e Bahia, Confúcio falou da importância do papel da ouvidoria, que tem como ouvidor, Vicente Moura, que já visitou várias unidade do Estado onde conhece de perto cada situação e busca soluções junto á cada setor.
O governador ressaltou a importância da comunicação e disse que a informação é algo constitucional. Algumas pessoas reclamam que o governo gasta com publicidade, mas a constituição diz que os atos do governo devem ser informados, desde que não promova a pessoa, o governante em si, ressaltou Confúcio.
Na oportunidade, o diretor do Departamento de Comunicação do Governo de Rondônia Decom, Fred Perillo, falou sobre o Planejamento Anual de Comunicação (PAC), que vem sendo desenvolvido junto às secretarias e departamentos do Estado, com a finalidade de dar mais qualidade a comunicação interna e externa do Estado. Cada pasta tem até o dia 19 de abril para entregar um formulário que foi disponibilizado pelo Decom para avaliar e medir qual a demanda de cada pasta.
O governador pediu ainda o apoio para a criação da Superintendência de Comunicação Secom e da Secretaria de Promoção da Paz Sepaz. Estará em votação na Assembléia Legislativa a criação da secretaria e da superintendência, ambas sairão a custo zero para o Estado. Fizemos os estudos necessários, tiramos um pouco aqui, outro ali, para que isso seja possível, disse Confúcio.
Confúcio disse ainda que o objetivo da secretaria é combater a origem da violência e convidou a vereadora de Cacoal, Penha Simão, que deve assumir a Sepaz para explicar um pouco mais sobre a importância da secretaria. Vamos trabalhar com a pessoa que sofre. Muitas vezes a mãe, a família não sabe o que fazer com um filho viciado em drogas, e nos vamos dar esse apoio, tratar essa pessoa, e dar a oportunidade de ter uma nova vida, seguir um novo caminho. Hoje a maioria das pessoas que comete com crimes, está envolvida com drogas, disse Penha.
Na área da saúde o governador anunciou diversas mudanças e disse que a base da saúde foi criada. A partir de maio teremos o projeto Mãezinha Rondoniense, que vai dar apoio e atenção a mulher grávida. Vamos entregar um novo hospital infantil. O Hospital de Base vai contar com mais 160 leitos, que estão quase prontos. Nosso Hospital de Urgência e Emergência terá mais 200 leitos. Estamos estruturando o interior, para que o paciente não precise se deslocar até a Capital. Além disso, vamos melhorar o Serviço de Internação Domiciliar. O Hospital do Câncer vai contar com serviço oferecido pela Fundação Pio XII, ressaltou Confúcio.
Outros investimentos estão sendo realizados no setor da saúde para humanizar o atendimento e desafogar o Pronto Socorro João Paulo II, que há anos não consegue atender a demanda de pacientes. Na Capital, duas Unidades de Pronto Atendimento estão sendo finalizadas. Cada uma vai atender em média 600 pessoas por dia.
Veja Também
Cúmplice de dois crimes cruéis volta à prisão após recurso do MPRO
Mulher é estuprada em banheiro na região central da capital
Governo de Rondônia orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026
Porto Velho recebe a última edição de 2025 do Programa Rondônia Cidadã