Governo anuncia novo prazo para pagamento do IPVA
Para facilitar o controle do pagamento do IPVA e visando à redução da inadimplência no pagamento deste imposto, que implica em mais perdas de receitas para o Estado, o Governo da Cooperação decidiu, por meio do Decreto 17.589, de 1º de março deste ano, alterar e revogar dispositivos do Regulamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (RIPVA), aprovado pelo Decreto 9.963, de 29 de maio de 2002. Com isso, o imposto referente às placas de finais 1, 2 e 3 pode ser pago no último dia do mês de março; final 4, no último dia do mês de abril; final 5, no último dia do mês de maio; final 6, no último dia mês de junho; final 7, no último dia do mês de julho; final 8, no último dia do mês de agosto; final 9, no último dia do mês de outubro; e final 0, no último dia do mês de dezembro.
Vale salientar, que o Detran só processará a renovação do Licenciamento Anual dos Veículos ou sua transferência após o pagamento total do IPVA, observou o titular da Sefin.
Parcelamento
Vale salientar, que o Detran só processará a renovação do Licenciamento Anual dos Veículos ou sua transferência após o pagamento total do IPVA, observou o titular da Sefin.
Parcelamento
No Decreto 17.800, do último dia 2, o governo garante o reparcelamento da dívida ativa uma única vez até nove parcelas e sucessivas, desde que seja dada garantia com os registros necessários e a anotação no certificado de propriedade junto ao Detran-RO e o valor mínimo de cada parcela seja de duas UPF-RO.
Repartição do IPVA
Embora a arrecadação do IPVA não supere as perdas do Estado com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o secretário ressalta a importância de manter o pagamento m dia, considerando que 50% dos valores são repassados aos municípios onde os veículos foram licenciados. Com esse repasse em dia, o governo do Estado contribui também para que os prefeitos dos 52 municípios rondonienses amenizem as perdas de receitas como reflexo da redução dos repasses da União e possam executar mais obras visando à melhoria da qualidade de vida da população.
Refaz
O governo, por meio da Sefin, também prorrogou, através da Lei 3.014, de 15 de abril deste ano, o prazo para adesão ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (Refaz V), instituído pela Lei 2.840, de 3 de setembro de 2012, para até 90 dias a contar da data de publicação da norma (15 de abril). Também a partir da mesma data, com base na Lei 3.015, foi prorrogado por até 90 dias o prazo para adesão ao Refaz referente ao Imposto sobre o IPVA, instituído pela Lei 2.926, de 19 de dezembro do ano passado.
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix