Governo de Rondônia apoia o Exército Brasileiro na revitalização do Real Forte Príncipe da Beira
O Governo de Rondônia firmou compromisso com o diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro, general de brigada Severino de Ramos Bento da Paixão, para contribuir na revitalização do Forte Príncipe da Beira, a terceira maior fortaleza das Américas.
O Forte já faz parte da lista indicativa para Patrimônio Mundial da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura]. Das 19 fortificações brasileiras, oito são administradas pelo Exército.
“O Forte é um dos lugares naturais mais importantes da terra e assim precisa ser mais conhecido”, propôs o general Paixão. Ele se reuniu no Palácio Rio Madeira com o vice-governador Daniel Pereira, com o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira.
O Forte já faz parte da lista indicativa para Patrimônio Mundial da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura]. Das 19 fortificações brasileiras, oito são administradas pelo Exército.
O general Paixão expôs o trabalho de sua diretoria em diversas unidades militares nacionais e explicou que o apoio do governo rondoniense será fundamental na revitalização. “Para vencer o desafio do tempo, temos que buscar pessoas qualificadas que montem o projeto básico e executivo para que ela seja efetiva e maior, e para isso eu vim aqui”, disse.
O vice-governador Daniel Pereira lembrou o sentimento do ex-comandante da 17ª BIS, general Costa Neves – recentemente transferido para a Academia Militar de Agulhas Negras – em relação às futuras obras no Forte e elogiou o atual, general José Eduardo Leal de Oliveira. “Ele assume esse trabalho e isso demonstra a grandeza do Exército, que muda seus profissionais, mas permanece a qualidade de seus feitos”.
Recentemente, o general Paixão participou do 1º Seminário Internacional de Turismo Militar, em Lisboa, ao qual compareceram representantes das Universidades Federal Fluminense e de Aveiro. Lá, o tema debatido foi turismo militar, e a palavra “turistificação” já é bem usada. “Na apresentação do primeiro eslaide mostramos o Forte Príncipe, e aí, o clima foi muito agradável”, comentou o militar.
Em seguida, ele soube da existência de algumas, mencionadas pelo vereador e historiador Aleks Palitot, por nomes e pelo trabalho feito em prol da história e da cultura rondoniense.
Palitot, que na reunião se identificou “mais como historiador do que um vereador iniciante”, entende que o projeto terá êxito se puder contar com a participação direta de professores de história e arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir). “A fornalha, o paiol, o labirinto, também fazem parte da revitalização; a acessibilidade por sua vez é imprescindível”, assinalou.
Aleks propôs um curso técnico de guia de turismo para pessoas interessadas entre as comunidades tradicionais, quilombolas entre elas. “Seria a valorização dessas pessoas e atenderia à lei”, disse.
RECURSOS
A diretoria de patrimônio, história e cultura do Exército tem na sua estrutura o Escritório Mecenas, e ele será mobilizado para captar apoio ainda neste semestre. Segundo o general, o escritório segue o rito tradicional: soma as colaborações de pessoas físicas e jurídicas e em seguida os submete à aprovação do Ministério da Cultura.
O superintendente de Turismo, Julio Olivar, lembrou que o inventário feito na região do Guaporé implica a retomada de consciência em relação ao monumento. Lembrou que a região tem populações tradicionais que podem ser treinadas para serem guias. “Há sítios arqueológicos próximos, a pesca esportiva é bem praticada e tudo isso se agrega à beleza arquitetônica do Forte”, destacou Olivar.
Veja Também
Comitê é formado para conduzir candidatura do Forte Príncipe da Beira a patrimônio mundial
Prefeitura de Porto Velho vai inaugurar nova rodoviária no dia 20 de dezembro
Sindeprof apresenta proposta de tabelas salariais durante assembleia geral de servidores municipais
Meteorologia prevê mais chuvas volumosas para Rondônia e outros estados