Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Governo de Rondônia assegura mais de R$ 12 milhões para reforço aéreo no combate aos incêndios florestais

|
da Secom/RO


O governo de Rondônia garantiu a liberação de R$ 12.339.000 (doze milhões, trezentos e trinta e nove mil reais) junto ao governo federal para reforçar o combate aos incêndios florestais no estado. A solicitação foi feita diretamente ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, após a apresentação de um relatório detalhado sobre a situação dos incêndios florestais, em sua maioria criminosos, na região. Os recursos serão destinados à contratação de aeronaves especializadas no combate a incêndios em áreas de difícil acesso, essenciais neste período crítico de estiagem.

A ação reafirma o empenho do governo de Rondônia com a preservação ambiental e o bem-estar dos cidadãos. O combate aos incêndios no estado exige respostas rápidas e eficazes, e com a sinalização do Ministério Público para liberação dos recursos, um passo fundamental para proteger o meio ambiente e garantir a segurança da população foi dado pela gestão estadual.

Os recursos serão empregados na contratação de dois helicópteros e duas aeronaves de asa fixa, conhecidas como Air Tractors, que serão fundamentais para acessar áreas de difícil alcance, conforme identificado no relatório do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), coronel Nivaldo Azevedo, enfatizou a importância do reforço aéreo no enfrentamento aos incêndios florestais. “Os equipamentos nos permitirão agir de forma mais estratégica e eficiente, garantindo uma resposta rápida nas áreas mais críticas, especialmente em regiões de difícil acesso.”

AÇÃO INTEGRADA

A ação reúnem o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Militar de Rondônia (PMRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil de Rondônia (PCRO), Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Gerência de Aviação Aérea de Rondônia (Gave), Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Comunicação (Secom), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Ministério Público de Rondônia (MPRO), Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PrevFogo), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e o Exército Brasileiro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6