Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Governo de Rondônia discute regularização fundiária

O comitê criado para discutir os conflitos agrários e regularização fundiária em Rondônia, esteve reunido na manhã desta terça-feira, no gabinete da Casa Civil, no Palácio Presidente Vargas em Porto Velho. A reunião foi realizada com a finalidade de apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas e ouvir os problemas enfrentados, com as soluções para o setor.
Foram apresentadas as áreas com mandado de reintegração de posse e analisadas as possíveis alternativas para cada uma delas. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, desde o início do trabalho da comissão, a questão agrária vem melhorando. “Conseguimos evoluir bastante, houve a distribuição de títulos, mas muita coisa ainda precisa ser feita. O que preocupa o Estado é a reintegração de posse. Não queremos derramamentos de sangue, chega de violência no campo”, disse.
O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, disse que a situação é preocupante. “Boa parte dos conflitos no interior estão relacionados a conflitos agrários. Espero que esses conflitos possam ser resolvidos de forma pacífica. Estamos mantendo o policiamento na área rural de forma preventiva”, afirmou Bessa.
Ao final foram feitos alguns encaminhamentos e marcada a próxima reunião que deve acontecer em 45 dias.
Entre as entidades que compõe o comitê está a Secretaria de Estado de Agricultura e Regularização Fundiária (Seagri); Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Procuradoria Geral do Estado (PGE); Casa Militar e Casa Civil, que coordena os trabalhos.
Também estiveram presentes representantes da 17ª Brigada de Infantaria e Selva; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Movimento dos Sem Terra (MST) e Via Camponesa; Superintendência do Patrimônio da União (SPU); Ministério Público; Sindicatos da BR 429; Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia e Comissão Pastoral da Terra de Rondônia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6