Governo de Rondônia disponibiliza tratamento para câncer de mama em homens
A chegada do “Outubro Rosa” remete, de imediato, aos cuidados contra o câncer de mama. O que muitos não sabem, entretanto, é que a doença não atinge apenas as mulheres, mas também os homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os casos de câncer de mama em homens representam cerca de 1% do total de ocorrências. O governo de Rondônia está preparado para atender os homens acometidos com a doença.
As indicações em caso de suspeita dos nódulos são: procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de onde reside e a pessoa atendida será encaminhada à fila da regulação para consulta com um especialista. O diagnóstico é feito através de uma mamografia, e caso seja necessário, será feito uma biópsia para identificar o tipo do tumor.
DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO
A doença se desenvolve nos homens basicamente da mesma forma que nas mulheres, com nódulos palpáveis na mama ou na axila. Outros sintomas observáveis são: alteração na pele, aumento unilateral do volume mamário, além de secreção sanguinolenta. O tratamento pode se estender, dependendo do estágio do tumor, podendo ser necessário o uso de quimioterapia e radioterapia ou procedimento cirúrgico radical, levando até à retirada da mama, caso necessário.
Segundo a médica especialista Mariana Góis, o homem identifica o problema quando ele mesmo se autoexamina; com um braço apoiando atrás da nuca, a mão que estiver livre a pessoa usa para apalpar a mama. O autoexame deve ser feito nas duas mamas. Deve-se observar se há liberação de líquidos pelos mamilos ou feridas. “O câncer de mama acontece também, em pacientes que tiveram histórico de câncer de próstata, é raro mas é algo que estes pacientes precisam estar atentos. Não há nenhum exame que substitua a mamografia, que pode reduzir o risco de morte em até 30% ”, afirmou.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou acerca dos cuidados preventivos à doença. ” É importante que todos fiquem atentos a este exame. O câncer de mama pode atingir poucos homens, mas pode tirar a vida de um pai de família, um trabalhador. Devemos estes atentos, precisamos fazer o autoexame e buscar ajuda.”
Veja Também
Confira calendário de feriados e pontos facultativos para 2025 em Rondônia
Bradesco é condenado a pagar R$ 100 mil por discriminação salarial em Porto Velho
Justiça determina cancelamento do mega réveillon no complexo da Madeira Mamoré
Fiscalizações no transporte de passageiros são intensificadas nos terminais rodoviários do estado