Governo decide abrir praticamente todo tipo de comércio em Porto Velho a partir de quarta-feira

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (13) o secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves anunciou que o Governo do Estado irá publicar uma nova portaria nas próximas horas, possibilitando a reabertura de praticamente todas as atividades comerciais em Porto Velho e em outras cidades. A Capital passará da fase mais restritiva do distanciamento social de enfrentamento ao Coronavírus (1) para a fase 3, sendo proibidas o funcionamento apenas de casas de show, bares, boates, eventos com mais de 10 pessoas, cinemas, teatros, balneários e clubes recreativos. Também estão proibidas as realizações de cursos e afins para pessoas com menos de 18 anos, cursos profissionalizantes e capacitações em instituições públicas, além de cursos e afins com mais de 10 dez pessoas.
Ainda de acordo com Júnior Gonçalves a decisão foi tomada a partir da ampliação no número de UTIs adultas em Porto Velho.
No final de semana o Governo alterou regras para classificação de municípios no seu plano de contenção, passando a considerar dois índices para reclassificar as cidades: o da taxa de crescimento de casos ativos e permanece o de proporção de leitos de UTI Adulto da macrorregião, na rede pública estadual e municipal. O período de análise dos dados para mudança de fase continua sendo de 14 dias, com exceção dos municípios que criarem condições para mudança de fase em tempo menor.
Veja Também
Saiba como realizar a mudança de titularidade de imóvel no cadastro municipal
Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro
Banda do Vai Quem Quer promove mega adesivaço neste sábado em Porto Velho
Eram de Rondônia: estudante de medicina e mãe morrem após colisão na BR-070, no Mato Grosso