Governo empossa agentes penitenciários e sócio-educadores
O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Administração (Sead), está dando posse a mais 602 servidores da Secretaria de Justiça, da primeira turma do curso de formação, ocorrida em dezembro de 2011. São 527 agentes penitenciários e 75 sócio-educadores, aprovados no concurso realizado em 2010.
Os aprovados devem entregar a documentação para a posse na Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos (GDRH) da Sead, onde recebem o manual do servidor, que traz a legislação de direitos e deveres, como foi o caso de Maurício da Costa Silva, de 42 anos, que foi cartorário até então. Ele veio de Brasília para fazer o concurso e foi aprovado.
Maurício nasceu em Barras no Piauí, e conta que já havia trabalhado como educador no Distrito Federal com adolescentes em conflito com a lei. Este é o terceiro concurso que faz em Rondônia. O primeiro foi em 2008 para a Polícia Civil; o segundo para a Anatel e agora o da Sejus, explicou.
Após a aprovação, Maurício fez o curso de formação que durou três meses e terminou em dezembro. Enquanto aguardava para tomar posse, ficou hospedado no Sindicato dos Agentes Penitenciários (Singeperon). Lá temos hospedagem e café da manhã. É um apoio fundamental até começarmos a trabalhar, diz, comentando que a primeira vez que veio fazer concurso chegou de madrugada no aeroporto de Porto Velho e dormiu no banco de uma praça até amanhecer o dia para fazer a prova.
Ele vai trabalhar no presídio recém inaugurado próximo ao Urso Branco. Quando estiver fixado, vai trazer a esposa Paula Alves da Costa, que é enfermeira do trabalho, e a filha, de 11 anos, que ainda estão em Brasília. Ele acredita que Rondônia, por ser um Estado novo, ainda oferece oportunidades para as novas famílias se estabelecerem.
Minha expectativa é de crescimento, porque já trabalho na área de ressocialização, disse, informando que também está concluindo o curso de serviço social e pretende transferir para cá. Acho que aqui há um leque maior de opções e possibilidade de renovação. Espero que minha esposa também consiga emprego logo, informa.
Veja Também
Prazo para matrícula de alunos da rede municipal termina nesta sexta
Operação “Aulas Seguras 2026” garante qualidade dos materiais escolares
Estudantes do Ifro alcançam nota 960 em Redação e médias acima de 750 no Enem 2025
Carnaval terá esquema especial de segurança em Porto Velho e no interior