Rondônia, 19 de fevereiro de 2025
Geral

Governo entrega testes rápidos que detectam Covid em 30 minutos

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), entregou a todos os municípios do Estado o teste rápido antígeno contra o Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

A implantação do teste rápido no Estado foi recomendada, por meio de nota técnica emitida pela Agevisa, que destaca a celeridade do resultado. Isso possibilita maior definição do perfil de infectados, além de oferecer maiores subsídios para a tomada de decisão quanto às medidas de prevenção e controle. “Os testes garantem a resposta em até 30 minutos, o que proporciona agilidade no que diz respeito ao isolamento, medicação e cuidados necessários com o paciente”, disse a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, durante reunião virtual com prefeitos, secretários municipais de saúde e profissionais de entes federados, reafirmou a necessidade de realização do teste rápido.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, fez a entrega dos testes rápidos, na última semana, aos representantes dos municípios na Central de Abastecimento Farmacêutico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Cristina Mabel, participou da solenidade de entrega e distribuição do material. O teste rápido de antígeno é feito por meio da coleta com swab de nasofaringe.

A Agevisa esclareceu que os testes são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem o objetivo de diminuir o tempo para a emissão dos resultados, ajudando assim a acelerar o processo de isolamento de pessoas que testaram positivo, diminuindo a circulação do vírus.

NOTA TÉCNICA 03

A nota técnica 03 possui as seguintes recomendações: testagem em massa e em menor tempo possível de indivíduos com sintomas gripais, inclusive busca ativa dos casos (em sistema de drive-thru ou em rodoviárias); monitoramento de contato (indivíduos que tenham do contato com caso confirmado); e uso hospitalar, principalmente com foco na liberação de leitos de pacientes suspeitos.

O Estado recebeu os testes da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e repassou aos municípios, com base em critérios pré-determinados. O teste rápido de detecção de antígeno tem desempenho altamente satisfatório, principalmente em períodos de altas cargas virais, que aparecem em fase pré-sintomática e sintomática da doença (nos primeiros 3-7 dias), oferecendo uma excelente oportunidade para detecção precoce.

Também serão beneficiados com os testes, os profissionais de saúde com sintomas e lotados em unidades hospitalares ou de atendimento Covid-19

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Principais erros em provas práticas em 2024 são divulgados pelo Detran

Secretaria de Saúde realiza ações preventivas no Carnaval 2025

Criada Comissão Especial na Câmara Municipal para tratar de infraestrutura em condomínios populares

Operação já recolheu mais de 33 mil toneladas de entulhos e desobstruiu mais de cem bocas de lobo