Rondônia, 25 de janeiro de 2026
Geral

Governo estuda implantar escola profissionalizante no Iata

Ainda durante a visita que realizou ao município de Guajará-mirim na manhã desta terça-feira (3), o governador Confúcio Moura esteve verificando as instalações do prédio da Universidade Federal de Rondônia (Unir) no distrito do Iata.



Prédio do Iata

O governador espera que as instalações estejam atendendo a população a partir de 5 de fevereiro de 2013. “Tudo é importante, mas a educação no meu governo é de extremamente fundamental”, disse. Além da implantação desta obra, soma-se ainda a escola bi-nacional, um compromisso da presidente, Dilma Roussef, em parceria com o governo de Rondônia.

Prédio do Iata

O prédio foi construído pela Universidade Federal de Rondônia, com o propósito de atender acadêmicos do curso de Gestão Ambiental, com ênfase em hotelaria, aproveitando os recursos naturais e o potencial ambiental da região. “Neste primeiro momento fiz questão de pessoalmente vir ao Iata mostrar aos meus secretários o que pretendo e determino a eles esse projeto. Quero isso pra logo”, cobrou o governador que após o governador, Jorge Teixeira é o segundo chefe de Estado a visita periodicamente o distrito as margens do Rio Mamoré na fronteira com a Bolívia.

O recém formado professor de português, com licenciatura em linguagem de sinais (Libras), Matusalém de Lima, acredita no projeto e diz que está ansioso para vê-lo sair do papel. “É uma obra que não seguiu seu propósito. Que o governo do Estado tome pra si e faça isso acontecer pra nós”, pediu o professor que leciona para crianças na escola de ensino fundamental e médio, Presidente Dutra, atendendo no Iata cerca de 20 estudantes.

A expectativa do governador, Confúcio Moura é de definitivamente fazer com que o prédio construído pela Unir no início desta década, no distrito do Iata em Guajará-Mirim tome uma finalidade. Desde o início do seu mandato o chefe de Estado vem destacando e determinando a seus secretários para que incluam Guajará-mirim e região na rota do desenvolvimento no Estado.

Estiveram no local também a secretária-adjunta de Educação (Seduc) Isabel de Fátima; o deputado Estadual, Edson Martins; o secretário de Estado do Desenvolvimento (Sedes), Edison Vicente; o adjunto da Secretária da Agricultura (Seagri) Deuseminio de Almeida, lideranças locais e representantes da região.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo de Rondônia reforça alerta sobre riscos de leptospirose em áreas alagadas

Defesa afirma que nova fase da Operação Arur Betach não apresenta provas contra influenciadora

Ibradip abre inscrições para novos associados e reforça compromisso com o fortalecimento da democracia partidária

Prazo para matrícula de alunos da rede municipal termina nesta sexta