Governo explica motivos para não divulgar dados sobre Coronavírus em Rondônia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou na tarde desta terça-feira (24), que a plataforma disponibilizada pelo Ministério da Saúde para divulgação dos dados sobre Coronavírus no país passa por alterações e por isso desde a segunda-feira não foi possível a atualização dos dados pelos estados.
Uma das mudanças foi quanto à utilização do sistema de notificação REDCap, que está sendo integrado ao link Kibana/formsus2. A alteração causou instabilidade nas informações e impediu o envio de relatório para compor o Boletim 11, que deveria ser emitido na segunda-feira (23), pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), gerência ligada à Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).
O coordenador do Cievs estadual, Sid Orleans, explicou que o sistema do Ministério, além de corrigido para o funcionamento normal, brevemente será atualizado com novas definições operacionais que serão definidas pela pasta de saúde do Executivo Federal.
Nessa configuração, o Ministério da Saúde divulga os casos notificados (todos os registros), os casos descartados, que são os que já tem resultado do exame laboratorial, os casos confirmados e há ainda uma nova variável para casos aguardando resultado.
Os únicos dados de acesso do Estado de Rondônia ao novo link do kibana/formsus2, no dia 24 de março, às 17h37 são 555 casos notificados de Coronavírus em Rondônia, sendo, 48 descartados e 3 casos confirmados, divulgados anteriormente.
Dados detalhados com a situação individual dos municípios não estão disponíveis nesse processo de integração. Um relatório será divulgado ainda nesta terça.
Veja a manifestação:
Todos os estados do Brasil usam a plataforma conhecida como RedCap, do Ministério da Saúde, e é através dela que saem os resultados oficiais de casos, pois todos passam por essa plataforma, obrigatoriamente. Desde ontem, a plataforma está passando por mudanças. Sistemas estão sendo integrados para agilizar e melhorar o trabalho entre o Ministério e os Estados. Por isso, nenhum Governo está publicando, desde ontem, seus Boletins de Casos. Enquanto a plataforma não finalizar essa integração, e os Estados entenderem como essa nova integração funcionará, não será possível retirar os dados para divulgação.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes