Rondônia, 15 de abril de 2025
Geral

Governo Federal reduziu doses da vacina antirrábica para Porto Velho, diz Semusa

O desabastecimento da vacina antirrábica para humanos tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde em Porto Velho (Semusa), que recebeu comunicado do Ministério da Saúde, informando sobre o problema que ocorre em todo o território nacional, devido a uma insuficiência na produção da vacina, mundialmente.

O estoque mensal, enviado pelo MS para Porto Velho, é de 700 doses mensais, mas, em março, a Semusa recebeu um total de 300 doses que já foram todas utilizadas.

“A previsão que o Ministério nos deu foi de que, até o dia 25 de abril, uma nova remesse chegue para abastecer as unidades de saúde, devido a isso, uma triagem está sendo feita pelas equipes das unidades, para que aquelas pessoas que passaram por uma situação de risco sejam as primeiras a receber a vacina”, informou a gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes.

A recomendação da Vigilância em Saúde é para que “após a lesão, lavar o local com bastante água e sabão, conseguir o endereço do animal agressor para observação e, de imediato, procurar uma unidade de saúde”, explica Régia Pacheco, diretora de Vigilância em Saúde.

A unidade de saúde deve fazer a notificação à Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), que fará a observação do animal. “Assim, teremos uma melhor vigilância dos casos. Vacinação, somente dos casos necessários”, concluiu a diretora. A Semusa esclarece ainda que, a vacina para animais domésticos não está em falta e está disponível o ano inteiro no DCZ.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Rio Madeira apresenta tendência de vazante, mas comunidades ribeirinhas seguem em situação de emergência

Profissionais da saúde protestam contra projeto de terceirização da saúde

Seccional rondoniense da OAB reforça cestas básicas com campanha SOS Juntos por Porto Velho

Com Ordem de Serviço e dinheiro na conta, gestão Léo Moraes ignora ligação do sistema de climatização da nova rodoviária

AddThis Website Tools