Governo libera R$ 932 mil para Assistência Farmacêutica Básica
Foi assinada pelo governador Ivo Cassol, nesta terça-feira, a liberação de quase R$ 1 milhão em verbas de repasse para Assistência Farmacêutica Básica dos municípios. O montante de R$ 932.752,00 beneficiará 16 municípios do Estado.
Os maiores repasses serão realizados para os municípios de Guajará-Mirim, no valor de R$ 59.177,00, Pimenta Bueno, R$ 49.340,00 e Porto Velho, que terá o maior repasse, na ordem de R$ 557.687,00. Outros municípios que tiveram a transferência de recursos liberados foram Cujubim (R$ 20.786,00); Curumbiara (R$14.214,00); Colorado DOeste (R$ 26.535,00); Candeias do Jamari (R$ 25.088,00); Cacaulândia (R$ 8.330,00); Alto Paraíso (R$ 25.014,00); Nova Brasilândia (R$ 25.755,00); Nova Mamoré (R$ 31.743,00); Nova União (R$ 11.625,00); Presidente Médici (R$ 33.296,00); São Francisco do Guaporé (R$ 23.656,00); Teixeiropólis (R$ 7.379,00) e Vale do Anari (R$ 13.127,00). Os recursos a serem transferidos às prefeituras pertencem ao Tesouro Estadual.
A assistência farmacêutica, de acordo com a Portaria GM n° 3916/98, que estabeleceu a Política Nacional de Medicamentos, é um grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade, entre elas a compra.
O programa tem como prioridades a revisão permanente da Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais); reorientação da Assistência Farmacêutica; promoção do uso racional de medicamentos e organização das atividades de Vigilância Sanitária de Medicamentos.
Veja Também
Três policiais militares perdem cargos após condenação em esquema de usura
Imóvel abandonado será demolido após laudo da Defesa Civil em Porto Velho
Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B
Sindsef/RO e Sinasefe reúnem-se com o Decipex para defender pautas cruciais dos ex-Territórios