Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Governo não faz repasse e inviabiliza até planos de saúde

Os descontos em folha dos servidores públicos destinados aos sindicatos da categoria e associações que cuidam de planos de saúde não estão sendo repassados as entidades. Há casos em que o atraso chega a 4 meses. O presidente da Associação dos Servidores Públicos de Rondônia (Asper), Chico Pinheiro, responsável pelo plano de saúde em sua maioria dos trabalhadores da Saúde e Educação, ingressou com mandado de segurança pedindo liminar pedindo o repasse imediato dos recursos devidos a entidade. Ocorre que senão haver a liberação dos valores a Asper, não haverá fundos para quitar os débitos com a operadora do plano, Unimed Ji-Paraná, o que pode trazer sérios problemas. “O Governo não dá uma posição concreta para nós”, explicou Chico Pinheiro.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero) também está com 2 meses de atraso dos repasses dos descontos dos filiados. A entidade, além das ações normais, também está investindo na construção da nova sede, mas com o constante atraso dos recursos, o calendário das obras pode ser alterado.

O mês de janeiro não será diferente. Mais uma vez o Governo não deverá fazer o repasse dentro da data prevista. Segundo informações, a Secretaria de Finanças mandou reter todos os pagamentos até a quitação da folha de pagamento deste mês, que deve ocorrer até o dia 30. Depois é que o Governo pretente estudar qual fornecedor ou sindicato repassar o que é devido.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026