Governo repassa recurso financeiro para participantes do Arraial Flor do Maracujá
A maior festa folclórica de Rondônia voltará a ser realizada neste ano, após ser interrompida em 2019, devido à pandemia. O arraial Flor do Maracujá, que vai acontecer do dia 23 de junho a 2 de julho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho, vai contar com apresentações de grupos folclóricos do Estado, mantendo viva as tradições artísticas.
Nesta semana, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, promoveu uma reunião com os representantes das 32 agremiações folclóricas, que estarão fazendo apresentações durante o Flor do Maracujá, para fazer um repasse financeiro de incentivo à cultura no Estado.
O titular da Sejucel, Júnior Lopes destacou que, o recurso foi destinado às equipes, por meio do Fundo Estadual da Cultura – Fedec. “O Flor do Maracujá é um evento tradicional de Porto Velho e tem reconhecimento em todo o Estado de Rondônia. Estamos voltando as nossas atenções a este evento, e nos empenhando para que seja um sucesso, pois muitas pessoas têm esperado por este momento para poder prestigiar o arraial como um todo”, declarou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o incentivo aos grupos folclóricos fomenta o apoio à cultura em diversas áreas. “O Arraial Flor do Maracujá é um patrimônio imaterial do nosso Estado, e as expectativas para a realização deste importante evento, são grandes. Além de movimentar os grupos folclóricos tradicionais do Estado, o objetivo é manter vivas, as tradições artísticas, e também promover o desenvolvimento econômico e turístico, com a presença de visitantes do interior do Estado e de outras localidades”, destacou.
Recurso
Segundo o secretário da Sejucel, Júnior Lopes, esta é a primeira vez na história do Arraial Flor do Maracujá, que as agremiações folclóricas que irão participar do evento, receberam recursos de incentivo. O valor de R$ 600 mil foi entregue e será dividido entre as 33 equipes para a confecção dos figurinos dos brincantes, para os dias de apresentação. “Nossa premissa é resgatar a cultura do nosso Estado, sendo um incentivo para que se apresentem da melhor forma possível durante o Flor do Maracujá. A importância disso transcende até mesmo uma apresentação. É algo enraizado, para deixar na memória da população a tradição existente em nossa cidade”, disse.
Novidades
A coordenadora de Cultura da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, Madma Dias comentou que, pela primeira vez, haverá premiações para as equipes campeãs e às melhores personagens do Arraial Flor do Maracujá. “As premiações para as equipes e personagens serão em cachê e além disso, o recurso entregue vai servir também, para pagar todas as comissões que estão atuando na organização da competição dentro do arraial”, finalizou.
Veja Também
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10
Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024