Governo trabalha com município para conter avanço da dengue em Ariquemes
O Governo de Rondônia designou uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para acompanhar e colaborar com as ações de bloqueio da dengue em Ariquemes.
Mais de 2600 alunos de nove escolas
Desde a tarde da quarta-feira (11), os representantes da Sesau reunem-se com a equipe da secretaria municipal de saúde de Ariquemes para definição de ações complementares. Dentre elas ocorreu a mobilização foi da rede de ensino estadual de Ariquemes. Em reunião com diretores das escolas foi definida uma ação de panfletagem e colagem de cartazes em toda a área de comércio central da cidade e demais setores.
Mais de 2600 alunos de nove escolas
Assim, na quinta-feira (12) pela manhã, mais de 2600 alunos de nove escolas do ensino médio foram às ruas para sensibilizar a população quanto às necessidades básicas de prevenção sobre a dengue, sendo coordenados pela equipe de saúde do Estado. A participação da comunidade acadêmica e a população é uma das partes mais importantes nesta ação de combate aos focos do mosquito, afirmou Ivonete Chalegra, diretora de descentralização da Sesau.
Ainda na manhã de quinta-feira, o diretor da Agevisa se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Dra. Mônica Barcelos. No encontro foi feito um balanço da situação funcional. A secretária explicou que o sistema local está sobrecarregado em razão da procura de atendimento das pessoas dos municípios próximos. A Regional de Saúde de Ariquemes também está atuando na campanha. Uma equipe de 27 funcionários da regional apóia as ações do município. O grupo acompanha, há duas semanas, a estratégia para o combate ao mosquito em Ariquemes.
Preocupação
A determinação de intensificar o apoio ao município partiu do Governo do Estado que está preocupado em resolver o problema. Em entrevista à Rádio Rondônia de Ariquemes na última quarta-feira,11, o governador Ivo Cassol destacou que todas as equipes das secretarias e autarquias do Estado estarão de mãos dadas para diminuir os índices de casos de dengue em Ariquemes e região. "Entrei em contato com o Edson (secretário de Governo de Ariquemes) e determinei que todo apoio fosse dado ao município através da secretaria. Não mediremos esforços para combater a dengue no Estado", confirmou o governador, pedindo ainda, o apoio da população no sentido de colaborar com a eliminação de focos nas residências. "O mosquito pode estar no seu quintal, e a próxima vítima pode ser você, por isso colabore para exterminar este mosquito", complementou Cassol.
O deputado estadual Tiziu Jidalias também apoiou a mobilização e solicitou à Edson Ker que orientasse todos os órgãos governamentais no sentido de que cumprissem a tarefa de casa. "Os veículos que estão parados no pátio do Detran, das Delegacias, e outros órgãos podem estar abrigando os focos do mosquito, é importante que todos façam sua parte", ressaltou o deputado.
O pedido de Tiziu foi prontamente atendido pelo secretário de governo de Ariquemes. Às 16 horas desta quinta-feira, Edson Ker e demais representantes de Governo do Estado participaram da passeata realizada pelo município em prol da campanha "Ariquemes em Alerta contra a Dengue". A carreata saiu da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) e seguiu até a feira municipal, onde aconteceu um "Pit stop" com entrega de folders e orientações sobre a importância da comunidade aderir à causa.
Arrastão de combate à dengue em todos os setores da cidade
De acordo com um levantamento feito pela Funasa e agentes comunitários de saúde, 86% dos focos positivos dos mosquitos transmissores da dengue encontrados no município ficam em residências. Sendo assim, na sexta-feira, 13, houve um arrastão de combate à dengue em todos os setores da cidade, e cada equipe fez abordagem e orientação nas residências de Ariquemes. Foram distribuídas 25 mil sacolinhas para coleta do lixo e as equipes entraram nas casas para orientar os moradores. A ação ainda identificou os focos e eliminou criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação mais eficiente para combater a dengue é a participação maciça da população, com as ações básicas para impedir que os mosquitos se proliferem em locais que armazenam água e lixo. Além disso, a população deve procurar atendimento médico assim que perceber qualquer sintoma que possa evidenciar a dengue, evitando a auto-medicação, alertou Gilberto Miotto.
Número de pacientes cresce em horários de pico
O reforço no atendimento clínico também está sendo realizado no hospital regional de Ariquemes e no Laboratório Central. O número de pacientes que procuram o hospital cresce em horários de pico, pela manhã e à noite. Para reforçar a equipe, foi autorizado, diante da necessidade, o pagamento de horas extras para médicos, enfermeiros, auxiliares e bioquímicos do estado que atuam no município.
Veja Também
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamento para 2025
Rondonienses com renda de até R$ 8 mil podem realizar sonho da casa própria
Hemocentros estão com estoque baixo de sangue e população é alertada para fazer doação
Em coletiva, Léo Moraes apresenta contas públicas e situação fiscal do município de Porto Velho