Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Grande procura para palestra mostra interesse no debate sobre Reforma Tributária, avalia Sindafisco

Ocorreu uma procura além da esperada para a palestra sobre Reforma Tributária, que acontece na noite desta quinta-feira (21), no auditório da OAB, em Porto Velho. A informação é do auditor fiscal, Moisés Meireles, que é tesoureiro do Sindafisco (entidade que organiza o evento). “Recebemos inscrições vindas de diversas localidades do Estado, e mesmo após o encerramento das inscrições, seguiu um elevado fluxo de contatos de interessadas”, acrescentou.



Palestrantes

“Nossa defesa é por um sistema tributário justo, com uma distribuição da renda mais igualitária, pois os impostos no Brasil pesam mais sobre os que têm menor renda. Um estudo do Ipea [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] mostrou que os mais pobres pagam 44,5% mais de impostos do que os mais ricos. E isso precisa mudar!”, declarou Mauro Roberto que também é o representante de Rondônia na Federação Nacional do Fisco (Fenafisco), como diretor de Jurídico e de Defesa Profissional.

Palestrantes

Dr. José Mauricio Conti
Mestre em Direito Tributário e Doutor em Direito Econômico-Financeiro. Tem no currículo diversos livros publicados e participações em eventos internacionais, atuando nos seguintes temas: Direito Financeiro, Federalismo Fiscal, Orçamentos Públicos, Fiscalização financeira a orçamentária, Tribunais de Contas, Responsabilidade Fiscal e Federalismo Fiscal. Também é Juiz de Direito do Estado de São Paulo desde 1991.

Dep. João Dado

Deputado Federal pelo PDT de São Paulo. É um dos líderes da Frente Parlamentar Mista por um Sistema Tributário Nacional Justo, que foi lançada no Senado com a adesão de 29 senadores e 230 deputados. João Dado é Engenheiro Civil, Bacharel em Ciências Contábeis e Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo. Em 1992 fundou a Federação Brasileira de Fiscais de
Tributos Estaduais (FEBRAFITE), sendo o primeiro presidente desta entidade.

Também estarão presentes lideranças do fisco nacional, que estão na linha de frente das mobilizações na Câmara Federal por um “Sistema Tributário Justo”:

Manoel Isidro - Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Auditoria Fiscal e Contábil, e Auditor Fiscal de Tributos do Estado da Paraíba. Foi presidente do Sindicato dos Servidores Fiscais Tributários da Paraíba (SINDIFISCO-PB), e atualmente preside a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO).

Rogério Macanhão - Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, Especialista em Contabilidade Avançada, Gerencial e Gestão Fazendária e Mestre em Gestão Estratégica das Organizações. É Fiscal de Tributos em Santa Catarina, foi presidente da FENAFISCO de 2005 a 2010 e, nessa atual gestão da Federação, é o Diretor de Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais.

Liduíno Lopes - Bacharel em Ciências Contábeis e possui Pós-graduação em Auditoria Fiscal e Finanças Públicas. É Auditor Fiscal do Estado do Ceará e Diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais da FENAFISCO.

Getúlio Ramos - Graduado em Administração, Pós-graduado em Políticas Públicas e Comércio Exterior, Especialista em Direito Tributário, Mestre em Administração, Auditor Fiscal de Tributos do Estado do Espírito Santo e Presidente do Sindicato do Pessoal do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do Estado do Espírito Santo (SINDIFISCAL-ES).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026