Greve no Detran é contra condições precárias de atendimento e descumprimento da Lei
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) vem a público manifestar apoio à greve dos servidores do DETRAN, iniciada na última segunda-feira (18), bem como questionar a "Nota de Esclarecimento sobre a greve" divulgada nesta quinta-feira (21) pela diretoria da autarquia e reafirmar as reivindicações da categoria, conforme segue:
3) O DETRAN tem atualmente um quadro de aproximadamente 900 servidores de carreira e 400 comissionados, ou seja 31% não são concursados, descumprindo o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) de 2007 onde o MP e o MPT, obrigaram o DETRAN a realizar concurso e criar cargos efetivos;
4) Este enorme contingente de comissionados prejudica a qualidade do atendimento, pois são frequentes as substituições, que ocorrem ao sabor das conveniências políticas, trocando-se pessoas já treinadas por outras sem nenhuma experiência, que precisam ser treinadas; sem falar que quando há troca de governo são todas exoneradas;
3) O DETRAN tem atualmente um quadro de aproximadamente 900 servidores de carreira e 400 comissionados, ou seja 31% não são concursados, descumprindo o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) de 2007 onde o MP e o MPT, obrigaram o DETRAN a realizar concurso e criar cargos efetivos;
4) Este enorme contingente de comissionados prejudica a qualidade do atendimento, pois são frequentes as substituições, que ocorrem ao sabor das conveniências políticas, trocando-se pessoas já treinadas por outras sem nenhuma experiência, que precisam ser treinadas; sem falar que quando há troca de governo são todas exoneradas;
5) O DETRAN tem uma arrecadação mensal de mais de 14 milhões de reais; sendo que a folha de pagamento dos servidores da autarquia não ultrapassa 4,5 milhões de reais, ou 32% do que arrecada. Portanto, há recursos suficientes para investir em instalações mais adequadas, mobiliário condizente com as necessidades e para modernizar o sistema de informática;
6) Enquanto os comissionados chegam a ganhar salários de até 15 mil reais, no caso dos servidores concursados da autarquia, os salários estão na faixa de 2 mil reais e níveis superiores não chegam a 4 mil em seu vencimento mensal;
7) Agora no início de novembro, através da mensagem 298/2013 do governador, foi aprovado uma nova Lei que além de anular os efeitos da reforma administrativa que havia sido feita recentemente pela Lei 733/2013, reduzindo em 10% o valor das gratificações, ainda aumentou em mais 30% os CDS no DETRAN. Exemplo: o diretor adjunto que ganhava 10 mil reais, com a lei 733 reduziu para nove mil reais e com esse novo projeto que foi aprovado na ALE o salário subiu para 13 mil. Que ′redução′ foi essa?
8) Toda a propaganda que foi feita pelo governo na imprensa de que houve redução de gastos e valorização de funcionários efetivos, foi desfeita com a nova lei para o DETRAN, pois elevou o valor de vários comissionados, criou mais CDS e retirou muita funções gratificadas (FG) que seriam destinadas aos servidores da casa;
9) O problema funcional mais grave é a necessidade urgente de revisão do atual Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR), no qual foram extintos por lei cerca de 800 cargos, sendo que a maioria dos funcionários efetivos não estão contemplados e ocupam cargos em extinção. Na prática não existe PCCR dentro do DETRAN;
10) Quanto à decisão judicial que estabeleceu 50% de funcionamento mínimo, o jurídico do Sindicato está recorrendo, pois o DETRAN não se enquadra dentro dos serviços essenciais, basta considerar que a autarquia não poderia multar nenhum usuário durante o período da greve; portanto 30% é mais do que suficiente para atender as emergências. Ocorre que o atual governo tem promovido uma verdadeira judicialização das greves, tentando acabar com os movimentos nas Justiça em vez de negociar.
Diante do exposto, a CUT conclama todas as entidades sindicais a prestarem apoio e auxílio aos servidores do DETRAN em greve; reivindica da Assembléia Legislativa a criação de uma Comissão de deputados para acompanhar as negociações; solicita que os Ministérios Públicos do Trabalho e Estadual verifiquem o descumprimento do TAC e, por fim, solicita que a direção da autarquia abra negociação com o Sindicato dos Servidores do Detran (SINDEST).
Veja Também
Três policiais militares perdem cargos após condenação em esquema de usura
Imóvel abandonado será demolido após laudo da Defesa Civil em Porto Velho
Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B
Sindsef/RO e Sinasefe reúnem-se com o Decipex para defender pautas cruciais dos ex-Territórios