Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Grupo Mulheres do Brasil lança luz sobre a participação da mulher no processo de colonização e desenvolvimento de Rondônia

Historicamente a colonização do Estado de Rondônia sempre foi associada ao protagonismo dos homens. Realidade que tornou invisível o incansável trabalho de suas esposas, companheiras e demais mulheres que ombrearam o desafio de construir esse promissor estado, que tem uma economia em constante crescimento. Diante desse contexto pouco se reconhece a importância das Mulheres no processo de desenvolvimento humano, econômico e social do Estado de Rondônia. Dados do IBGE, revelam que Rondônia mantém a média de 50% da população feminina com cerca de 800 mil mulheres. Para a coordenadora do Núcleo de Porto Velho do Grupo Mulheres do Brasil, professora e jornalista Edna Okabayashi, é importante deixar registrado que o grupo Mulheres do Brasil não tem nenhuma restrição aos homens. “Pelo contrário buscamos somar esforços com eles na execução de projetos e ações que ajudem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária,” destacou.

A representante do Núcleo de Porto Velho cita o exemplo do Movimento: Unidos Pela Vacina que liderado por Mulheres do Brasil, foi realizado em parceria com empresários, empresárias e voluntários que contribuíram para o êxito do Unidos Pela Vacina. Presidido pela empresária Luiza Trajano, o Grupo Mulheres do Brasil reúne 98 mil mulheres que se uniram para defender a participação da liderança das mulheres na construção de um País melhor, reduzir as desigualdades que afetam a vida de milhares de pessoas, além de trabalhar em parceria com os três poderes, iniciativa privada e sociedade. Sem vínculo político partidário, o Grupo Mulheres do Brasil tem atuação no Brasil e no exterior. O trabalho é voluntário e realizado por meio dos diversos comitês temáticos que estão em atividade.

De acordo com a coordenadora do Comitê Vozes, advogada Kelen Lubiana, entre as muitas atividades do Grupo Mulheres do Brasil, o Núcleo de Porto Velho decidiu iniciar suas atividades pelo Comitê que tem como propósito dar voz às mulheres e contribuir para que todas conquistem seu espaço nos mais diversos espaços da sociedade, inclusive por meio do resgate histórico da atuação dessas mulheres, que por décadas trabalharam de forma silenciosa e anônima. “Esse é apenas o primeiro de uma série de eventos que vamos realizar para ouvir e registrar a trajetória de vida e de superação dessas mulheres que vieram antes de nós,” justificou. Para a diretora acadêmica da Faculdade Sapiens, professora Chirlany Mendanha, o Mulheres do Brasil tem se mostrado uma iniciativa séria e comprometido com o desenvolvimento humano, social e econômico das comunidades. Segundo a professora, o tema do evento a ser realizado no próximo dia 19, está em sintonia com os propósitos da Faculdade Sapiens, que tem apoiado e incentivado esse debate e reflexão por meio do Centro Acadêmico do Curso de Direito. “A instituição tem trabalhado em sintonia com as demandas da comunidade local, e refletir sobre o protagonismo da mulher no processo de desenvolvimento humano, econômico e social do Estado de Rondônia vai contribuir com a formação dos acadêmicos e fortalecer as atividades da instituição,” concluiu.

Serviço: Portas Abertas: Apresentação dos propósitos do Grupo Mulheres do Brasil e o protagonismo das Mulheres no processo de desenvolvimento humano, econômico e social do Estado de Rondônia. Realização: Comitê Vozes Data: 19 de novembro de 2021 Horário: às 17 horas Local: Faculdade Sapiens Endereço: Rua Paulo Freire, 4767- Bairro Flodoaldo Pontes Pinto- Porto Velho Evento será realizado de forma híbrida Transmissão Youtube Grupo Mulheres do Brasil Conheça mais no site: https://www.grupomulheresdobrasil.org.br/ Contato: WhatsApp: 69 99966-1040

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema