Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Geral

Grupo Ollá Telecom recebe representantes da NIC.br e discutem implantação do PTT na capital

Porto Velho recebeu na terça-feira (22), representantes do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade que faz parte do Conselho Gestor da Internet do Brasil. O encontro, que aconteceu na sede da Ollá Telecom, teve como objetivo discutir a construção de um Ponto de Troca de Tráfego (PTT) na capital.

Os Pontos de Troca de Tráfego funcionam como hubs, onde os provedores podem conectar seus servidores, ou seja, facilitar o tráfego de informações. Na prática, quanto maior e melhor for um PTT, mais dados os provedores conseguem trocar, isso vai melhorar a rede e deixar o caminho da conexão entre os computadores mais curto, trazendo mais agilidade.

Em entrevista ao RONDONIAGORA, o CEO da Ollá Telecom, Alexandre Silvério, falou sobre a importância de receber os representantes da NIC.br.

“Procuramos eles em São Paulo, visitamos a sede em SP, onde está o maior PTT do mundo e os convidamos para discutir os interesses de Rondônia para melhorar a internet aqui”, disse Alex Silvério.

Segundo o conselheiro do NIC.br, Percival Henriques, Porto Velho e Macapá, são as únicas capitais do Brasil que não possuem Ponto de Troca de Tráfego.

“Sem o PPT aqui, uma busca no site do TJ, por exemplo, vai ser feita lá no provedor de São Paulo, para depois voltar para cá, e isso às vezes fica sobrecarregado. Então, com isso a gente diminui o tráfego da rede”, explicou.

O gerente de TI da rede Infovia, do governo do Estado, Francismar Alves, também participou do encontro e falou sobre a aplicação do serviço na capital.

“O governo do Estado está apto a participar com tudo, com relação a pedido, a entrega de espaço físico para construção desse PTT. Hoje, nós precisamos desses provedores também”, explicou.

Ainda segundo o conselheiro do NIC.br, o local para construção do Ponto de Troca de Tráfego está sendo analisado e se tudo seguir como esperado, deve ser entregue em até seis meses. 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia

Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará

Léo Moraes destaca criação de novas secretarias para garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas