Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Geral

Grupo Rovema cria Comitê Estratégico e Executivo de ESG

|
da Assessoria

Atento às transformações do mundo e seguindo a nova ordem estratégica de sustentabilidade, o Grupo Rovema instituiu o Comitê Estratégico e Comitê Executivo de ESG (do português: Ambiental, Social e Governança) para avançar em suas pautas de sustentabilidade, compromisso com as pessoas e governança das empresas. A posse dos dois comitês ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2023, durante o Encontro Gerencial do Grupo.

Aos membros do Comitê Estratégico de ESG, apontados pela alta direção do Grupo Rovema, competirá a fazer recomendações, acompanhar os indicadores e metas anuais para efetivar as políticas de ESG, acolher e dar pareceres a projetos, ações e denúncias relativas aos princípios e políticas estabelecidos, bem como, avaliar permanentemente as políticas e práticas de sustentabilidade corporativa e coordenar o desenvolvimento do Relatório Integrado de Sustentabilidade do Grupo Rovema.

Por outro lado, o Comitê Executivo de ESG é formado por representantes das unidades de negócios do Grupo Rovema e têm por responsabilidades:  operacionalizar as decisões do Comitê Estratégico, auxiliar no monitoramento das operações, elaborar os procedimentos e projetos para a implantação dos PPS (Princípios e Políticas de Sustentabilidade). 

Em um contexto global, o ESG impacta positivamente diversas esferas, inclusive nos negócios, pois visa definir se as empresas são socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas.

Mediante aos desafios dessa prática, foram adotados pelo Grupo Rovema alguns dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), alinhados à agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), sendo eles: educação de qualidade, energia limpa e acessível, consumo e produção responsável, ação contra a mudança global do clima e vida terrestre, com a meta de construir um futuro sólido e sustentável para todos.

Para que tais objetivos sejam alcançados, é necessário estudar, fomentar e mensurar as ações de ESG. Nesse contexto, muitas ações estão sendo desenvolvidas, dentre elas os colaboradores do Grupo Rovema, Giovanna Ghedin – Agrônoma e Victor Hugo – Relações Exteriores, foram escalados para participar da oficina de capacitação na metodologia do PBGHG Protocol - Programa Brasileiro GHG Protocol, ministrado pela FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV – Fundação Getúlio Vargas), entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março.

O PBGHG Protocol visa instalar no país uma cultura permanente de inventários corporativos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), através da adaptação do GHG Protocol à realidade brasileira e da capacitação das organizações para o uso deste método no cálculo de suas emissões. O programa proporciona acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários.

Desta forma, ao final do curso os colaboradores estarão capacitados a realizar um inventário capaz de mensurar as emissões GEE das empresas do Grupo Rovema, tornando-se uma ferramenta de gestão para implementação de processo de melhoria interna.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia

Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará