Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Geral

Grupo Rovema cria Comitê Estratégico e Executivo de ESG

|
da Assessoria

Atento às transformações do mundo e seguindo a nova ordem estratégica de sustentabilidade, o Grupo Rovema instituiu o Comitê Estratégico e Comitê Executivo de ESG (do português: Ambiental, Social e Governança) para avançar em suas pautas de sustentabilidade, compromisso com as pessoas e governança das empresas. A posse dos dois comitês ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2023, durante o Encontro Gerencial do Grupo.

Aos membros do Comitê Estratégico de ESG, apontados pela alta direção do Grupo Rovema, competirá a fazer recomendações, acompanhar os indicadores e metas anuais para efetivar as políticas de ESG, acolher e dar pareceres a projetos, ações e denúncias relativas aos princípios e políticas estabelecidos, bem como, avaliar permanentemente as políticas e práticas de sustentabilidade corporativa e coordenar o desenvolvimento do Relatório Integrado de Sustentabilidade do Grupo Rovema.

Por outro lado, o Comitê Executivo de ESG é formado por representantes das unidades de negócios do Grupo Rovema e têm por responsabilidades:  operacionalizar as decisões do Comitê Estratégico, auxiliar no monitoramento das operações, elaborar os procedimentos e projetos para a implantação dos PPS (Princípios e Políticas de Sustentabilidade). 

Em um contexto global, o ESG impacta positivamente diversas esferas, inclusive nos negócios, pois visa definir se as empresas são socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas.

Mediante aos desafios dessa prática, foram adotados pelo Grupo Rovema alguns dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), alinhados à agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), sendo eles: educação de qualidade, energia limpa e acessível, consumo e produção responsável, ação contra a mudança global do clima e vida terrestre, com a meta de construir um futuro sólido e sustentável para todos.

Para que tais objetivos sejam alcançados, é necessário estudar, fomentar e mensurar as ações de ESG. Nesse contexto, muitas ações estão sendo desenvolvidas, dentre elas os colaboradores do Grupo Rovema, Giovanna Ghedin – Agrônoma e Victor Hugo – Relações Exteriores, foram escalados para participar da oficina de capacitação na metodologia do PBGHG Protocol - Programa Brasileiro GHG Protocol, ministrado pela FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV – Fundação Getúlio Vargas), entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março.

O PBGHG Protocol visa instalar no país uma cultura permanente de inventários corporativos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), através da adaptação do GHG Protocol à realidade brasileira e da capacitação das organizações para o uso deste método no cálculo de suas emissões. O programa proporciona acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários.

Desta forma, ao final do curso os colaboradores estarão capacitados a realizar um inventário capaz de mensurar as emissões GEE das empresas do Grupo Rovema, tornando-se uma ferramenta de gestão para implementação de processo de melhoria interna.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Fecomércio: 97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado