Rondônia, 13 de fevereiro de 2026
Geral

Historiadores serão homenageados pela Unir com título Doutor Honoris Causa

A Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio do Departamento de História, fará a entrega de dois títulos de Doutor Honoris Causa aos brilhantes Abnael Machado de Lima e Yêdda Pinheiro Borzacov, na próxima quinta-feira (25).

A homenagem tem como objetivo condecorar e agradecer os professores pelas contribuições históricas ao estado de Rondônia e colaborações com o registro da memória da região Norte.

Solenidade está marcada para começar às 16h30 na Unir Centro, localizada na Avenida Presidente Dutra, 2965.

O professor Abnael Machado nasceu no dia 21 de agosto de 1932. É autor de livros como: "Terras de Ronronai", "Guaporelandia", "ABC da Constituinte", "Pequeno ensaio sobre lendas e folclore de Rondônia", "A chegada para a história da educação no estado de Rondônia" e "Formação histórica e Geográfica do estado de Rondônia".

A historiadora Yêdda Borzacov, auxiliou no tombamento de diversos patrimônios históricos em Porto Velho, como a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, as Três Caixas D'água e até a Castanheira que fica em frente ao estádio Aluísio Ferreira. Escreveu livros como: "Porto Velho: 100 Anos de História 1907-2007", "Rondônia Cabocla" e "Estrada de Ferro Madeira Mamoré".

Título
O título “Doutor Honoris Causa” é uma honraria concedida por universidades a pessoas que se destacam em sua área de atuação. Geralmente, essas personalidades já são respeitadas pelo seu trabalho por setores da sociedade, mas nem sempre têm graduação ou especialização. Tanto que o termo significa “por causa de honra” em latim. Ou seja, ela se tornou alguém de destaque em tal área e a honrou a ponto de ser considerado doutora.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Nova 364 apresenta projeto do Expresso Porto em audiência pública organizada pela Prefeitura

Ausência de resposta concreta do MGI sobre a dedicação exclusiva leva o Sindsef a acionar o TCU para resolver o problema dos professores transpostos

Sistemma condiciona entrada na coleta de Porto Velho a reequilíbrio financeiro, diz documento interno

Mesmo com alerta da Câmara, Secretaria insiste na contratação de empresa “problemática” para coleta de resíduos em Porto Velho