Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Homem que participava de "roleta russa" é condenado a 6 anos

A suposta "brincadeira" conhecida por "roleta russa" resultou a Ryan Veríssimo de Oliveira a pena de 7 anos de reclusão a ser cumprida em regime semiaberto. Os jurados, durante julgamento do processo n. 0005303-41.2012.822.0501, entenderam que ele cometeu o crime de homicídio simples, quando girou o tambor da arma de fogo e apertou o gatilho, atingido a vítima Mirla Nathércia de Oliveira Cordeiro. A sessão, ocorrida no plenário do 1º Tribunal do Júri da comarca de Porto Velho (RO), foi presidida pela juíza de Direito Euma Mendonça Tourinho.

Durante os trabalhos, os jurados rejeitaram a tese alternativa de absolvição e homicídio culposo. Segundo consta nos autos, na tarde 11 de fevereiro de 2012, no distrito de Jacy Paraná, pertencente à comarca de Porto Velho (RO), o réu, a vítima e amigos, faziam "roleta russa", após terem consumido drogas e mantido relações sexuais entre si. O disparo, calibre 38, atingiu a região do abdômen de Mirla Nathércia de Oliveira Cordeiro, que morreu no local.

Ao proferir a sentença condenatória, a juíza Euma Mendonça pontuou que a morte prematura de uma jovem menor de idade, aliada ao fato de que muitas outras pessoas ficaram à mercê do risco da atitude desarrazoada do réu, a culpabilidade, entendida como o juízo de reprovabilidade social do fato, revela-se acentuada, merecendo mais profundo juízo de censurabilidade.

Segundo a magistrada, não há como afirmar se a vítima contribuiu ou não para o desiderato do acusado. "Portanto, fixo a pena-base em sete anos de reclusão e deixo de considerar a confissão espontânea, uma vez que o réu alegou disparo acidental. Em seguida, atenuo a pena em um ano de reclusão em razão de sua menoridade (CP, art. 65, I), resultando a pena em definitivo em seis anos de reclusão ser cumprida no regime semiaberto".

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema