Rondônia, 05 de dezembro de 2025
Geral

Hospital de Base Ary Pinheiro completa 30 anos

Inaugurado pelo saudoso governador Jorge Teixeira, em 11 de janeiro de 1983, o Hospital de Base Ary Pinheiro, que atende aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) não só do Estado de Rondônia, como também do Mato Grosso, Amazonas, Acre e até da Bolívia, tem muito a comemorar nestas três décadas de funcionamento, em Porto Velho. Em apenas dois anos, o governador Confúcio Moura superou outras gestões investindo na contratação de pessoal, compra de equipamentos de alta tecnologia, como endoscópio, angiógrafo, eletrocardiógrafo, equipamentos de raios-X digitalizados, entre outros, além de ter automatizado o laboratório de análises clínicas, inaugurado 120 novos leitos atendendo ao padrão da Anvisa, UTI neonatal com 26 leitos também com padrão Anvisa, UTI adulta com 10 leitos, Unidade de Cuidados Especiais (UCE), refeitório com capacidade para nove mil refeições/dia, ampliação e reforma do centro cirúrgico, que antes tinha três salas funcionando e atualmente são 10; instalação de dois grupos geradores de 500 KWA, suprindo assim a necessidade de energia elétrica, entre outras ações.


O novo centro de rádioimagens, anexo ao HB, está em fase final de acabamento, enquanto estão no estoque do patrimônio para serem instalados, calibrados e entrarem em operação aparelhos de ultima geração, como tomógrafo computadorizado e digitalizado, ressonância magnética de alta tecnologia digitalizada, entre outros equipamentos.

Visando sempre beneficiar o paciente do SUS e humanizar o atendimento, o governo inaugurou uma recepção moderna, com amplos banheiros, inclusive com acesso para pessoas com dificuldades de locomoção e com necessidades especiais, dispondo ainda de TV LCD, ar condicionado, cadeiras confortáveis, recepcionistas treinados para melhor acolher os acompanhantes e pacientes; sistema de marcação de cirurgias rápido e eficaz; mais profissionais para consultas oncológicas; entre outros benefícios.

O novo centro de rádioimagens, anexo ao HB, está em fase final de acabamento, enquanto estão no estoque do patrimônio para serem instalados, calibrados e entrarem em operação aparelhos de ultima geração, como tomógrafo computadorizado e digitalizado, ressonância magnética de alta tecnologia digitalizada, entre outros equipamentos.

Ainda conforme o secretário, transitam diariamente pelo HB mais de 1.200 pessoas, entre profissionais de saúde, visitantes, acompanhantes de pacientes. "Investir na saúde publica, trazer conforto e comodidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde é o nosso objetivo, e o Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho é uma referência em termos de serviços de saúde oferecidos na região Norte”, disse Pimentel, ressaltando que em todos esses anos houve muitas lagrimas, mas também muitas alegrias, com vidas salvas pelos profissionais do HB que não medem esforços para prestar bom atendimento à população, desde a recepção até o centro cirúrgico. “Vamos trabalhar ainda mais para que este complexo de saúde pública seja cada dia renovado. O Hospital de Base está de portas abertas para todos", garantiu.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo de Rondônia orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

Porto Velho recebe a última edição de 2025 do Programa Rondônia Cidadã

Mantida condenação de 21 anos para réus que mataram homem após briga por dívida

Falha na coleta deixa bairros de Porto Velho e Baixo Madeira tomados por lixo