Hospital de Câncer da Amazônia começa a atender; Governo asfalta Estrada do Anel Viário
Com o início de alguns atendimentos nesta segunda-feira (31), como consultas, coletas de sangue e quimioterapia, a equipe e pacientes do Hospital de Câncer da Amazônia (HCA) enfrentam o problema com a poeira que toma a região, na BR-364, a aproximadamente 16 quilômetros da cidade de Porto Velho. A cerca de 200 metros da unidade de saúde, é a entrada do Anel Viário, que por falta de pavimentação provoca a poluição nas redondezas.
O diretor administrativo do HCA, Jean Negreiros, conta sobre as dificuldades e o risco que a poeira representa para os pacientes que passam a partir desta data a serem atendidos no local. “Nós já encaminhamos inclusive laudos médicos para o governo do estado, indicando a necessidade de providências. Esperamos que a obra seja feita o quanto antes”, conta.
Máquinas do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER) já estão desde o período da manhã no local, e segundo a assessoria de comunicação do órgão, a determinação é do governador Confúcio Moura que se faça a pavimentação de 3,5 quilômetros da estrada, a partir da BR-364.
Ainda de acordo com a assessoria, o serviço não deverá levar muito tempo para a execução, pois o órgão já tem o maquinário, a mão de obra e o material necessário para o asfaltamento. Para o acompanhante de paciente, Rosalvo Ferreira da Silva, “o novo hospital está muito bom, mas a poeira é um caso sério e precisa ser resolvido com urgência, dadas as condições de saúde dos pacientes”.
A paciente Alcimara Poleto também concorda com a necessidade de asfaltamento da estrada. “É um perigo para quem já tem a saúde debilitada ficar respirando o ar poluído de tanta poeira. Tomara que realmente cumpram com o prometido”, declarou.
Transporte
Na tarde desta segunda, o secretário de Trânsito (Semtran), Marden Negrão, esteve na unidade e já foi acertado que a mesma linha de ônibus que atende ao Hospital Santa Marcelina, também localizado na BR-364, irá atender aos usuários do HCA. Já a partir desta terça-feira (1), mais um veículo será inserido à linha, e com intervalo de uma hora entre cada ônibus, o serviço de transporte público também irá parar no novo hospital.
Segundo Marden, uma parada para os ônibus será instalada no HCA, e a ideia é transferir o ponto final dos carros para a nova unidade hospitalar, que atualmente é no Santa Marcelina. “Vamos fazendo os ajustes aos poucos conforme a demanda”.
Veja o vídeo: Diretor administrativo do HCA fala sobre os atendimentos e sobre as providências sobre o problema com a poeira
Veja Também
Ordem de serviço para asfalto na Estrada da Penal será assinada na segunda, dia 28
Ordem de serviço para asfaltamento da Estrada da Penal, em Porto Velho, é assinada
Atletas de Rondônia conquistam 21 medalhas no mundial de Karatê na Argentina
Parque da Cidade será aberto no próximo domingo com inauguração da decoração natalina