Rondônia, 29 de abril de 2024
Geral

Hospital Santa Marcelina realiza ação para conscientizar sobre câncer de mama e falar de prótese externa

Mulheres se reuniram no último sábado (Foto: Jéssica Barreto/Divulgação)

A conscientização a respeito do câncer de mama continua sendo realizada com várias ações em Porto Velho. No último sábado (20), o Hospital Santa Marcelina realizou um encontro com 15 mulheres que fazem o tratamento e estão conseguindo superar a doença. O evento contou com a solidariedade de várias outras mulheres e tinha o objetivo de trabalhar a autoestima e formar uma espécie de rede de apoio.

“Reunimos um grupo de 15 guerreiras que venceram o câncer de mama para uma sessão de fotos, maquiagem e muito papo. Um encontro recheado de alegria, risadas e muito amor. Obrigada a cada voluntária que dedicou um pouquinho de tempo e de carinho para nossas vencedoras”, disse Wania Evangelista, coordenadora de comunicação do Hospital.

Referência em vários seguimentos de saúde em Rondônia, o Hospital Santa Marcelina ainda oferece para mulheres que fizeram a mastectomia (retirada das mamas) uma prótese externa. Segundo fisioterapeuta Roseli Ceolin, este é um serviço totalmente gratuito e que ajuda muito na autoestima das mulheres que já passaram pelo trauma de retirada da mama por causa da doença.

Fisioterapeuta explica que prótese é externa é melhora autoestima da mulher mastectomizada (Foto: Wania Evangelista/Divulgação)

“Hoje nós temos um grupo de 30 mulheres que são atendidas. Essa prótese externa é de silicone, forrado, protegido como se fosse um sutiã. A nossa demanda atual é espontânea, ou seja, as mulheres ficam sabendo e nos procuram e nós fazemos os atendimentos”, esclarece a fisioterapeuta.

A prótese é fornecida pelo Sistema Único de Saúde, totalmente gratuita, para as pacientes, e é renovada, em média, a cada seis meses. “As vezes as mulheres não querem passar por outro trauma, se submeter a cirurgia, ou mesmo esperar a longa fila para reconstrução mamária, então, esta é uma solução imediata e com muito bom resultado, melhorando a autoestima”, diz Roseli.

As mulheres que queiram adquirir a prótese precisa ligar no Hospital e agendar o atendimento, pelo telefone 3218 2211.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Ficalização do TCE-RO volta ao João Paulo II e identifica falhas gravíssimas

Energisa divulga dicas de segurança para evitar choques elétricos em casa

Oficina do ABC+ Rondônia ajusta plano de trabalho para execução das ações de redução de emissão de gases estufa na agropecuária