Ibama concede à Embratel licença para operar fibra óptica na Amazônia
A Embratel, a mais completa empresa de telecomunicações do País, obteve licença do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para operação da fibra óptica que liga os municípios de Manaus e Porto Velho, em um trecho de 900 quilômetros, no meio da Floresta Amazônica. Os investimentos da Embratel desde o início da implantação do cabo óptico totalizam R$ 100 milhões.
Somente nos últimos 12 meses, foram realizadas quatro expansões do potencial da rede, ampliando a capacidade inicial do cabo óptico que era de 768 megabytes por segundo (Mbps). Em continuação ao projeto de expansão no Estado do Amazonas, a Embratel iniciou estudos para a travessia do Rio Amazonas com fibras ópticas.
O sinal verde do Ibama chega no momento em que a Embratel elevou a capacidade de comunicação de dados e telefonia da fibra Porto Velho-Manaus, como é conhecida, para 2,5 gigabytes por segundo (Gbps). Assim, a empresa já pode ampliar a oferta de serviços de telefonia e acesso à Internet na região para os mercados corporativo e residencial.
Somente nos últimos 12 meses, foram realizadas quatro expansões do potencial da rede, ampliando a capacidade inicial do cabo óptico que era de 768 megabytes por segundo (Mbps). Em continuação ao projeto de expansão no Estado do Amazonas, a Embratel iniciou estudos para a travessia do Rio Amazonas com fibras ópticas.
Durante a implantação da rede, a Embratel já construiu ou recuperou mais de 200 pontes para garantir o tráfego entre as duas cidades e garantir o acesso permanente de sua equipe técnica para manutenção do sistema.
Além de atender às exigências do Ibama, a Embratel foi ainda além. Realizamos um projeto integrado à natureza, sem degradação, conta Maria Teresa. Por se tratar de uma fibra óptica aérea, todos os postes utilizados na implantação, 5.388 no total, possuem certificação de procedência. Todos feitos a partir da espécie Acariquara, abundante na região, e extraída de áreas com plano de manejo certificadas pelo Ibama.
Os investimentos mostram que a Embratel está comprometida com a Região Norte, por meio da constante ampliação de sua infra-estrutura, além de preservar a natureza e respeitar as leis ambientais vigentes, conclui a diretora.
Infra-estrutura no Norte
Com o recente lançamento dos satélites C1 e C2 foi possível aumentar a oferta de serviços. Isso tem um valor significativo para Região Norte que, por suas características geográficas, requer o uso de comunicações via satélite para obter serviços de telecomunicações com alta performance e qualidade em todos os pontos. Associado ao aumento de capacidade, temos o aumento da oferta de serviço.
Para o mercado corporativo da Região Norte, a Embratel oferece um portfólio completo de serviços de Internet, Voz, soluções IP e soluções Via Satélite para empresas de todos os segmentos e tamanhos.
Em Manaus, a empresa lançou recentemente o Embratel PME, solução convergente de telefonia e Internet banda larga, direcionada para as pequenas e médias empresas. Em Belém, o mesmo serviço já é ofertado pela Embratel por meio de uma ampla rede Wimax, tecnologia que dispensa instalação de cabeamentos.
Centros importantes da região, como Santarém e Ananindeua também contam com a cobertura do Livre, o telefone fixo da Embratel.
Sobre a Embratel
A Embratel é a mais completa operadora de telecomunicações brasileira. Oferece soluções completas de telecomunicações a todo o mercado nacional, incluindo serviços de telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, vídeo, Internet e TV por assinatura, além de assegurar o atendimento em qualquer ponto do território brasileiro através de soluções via satélite. A Embratel faz parte da história dos brasileiros há 44 anos e, desde então, tem desempenhado um papel fundamental na modernização do Brasil. Para mais informações, acesse www.embratel.com.br
A Embratel faz parte da Telmex Internacional, S.A.B. de C.V. (Telmex Internacional) (BMV: TELINT; NYSE: TII; LATIBEX: XTII), empresa líder em serviços de telecomunicações com operações no Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Equador, focada em proporcionar uma ampla gama de serviços de voz, dados, serviços via satélite, transmissão de vídeo, televisão por assinatura via cabo e satélite, acesso à Internet e soluções completas de telecomunicações, assim como os serviços relacionados com diretórios de páginas amarelas no México, Estados Unidos, Argentina e Peru. Informações sobre a Telmex Internacional podem ser encontradas no site: www.telmexinternacional.com
Veja Também
Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho
Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia
Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará