Rondônia, 24 de dezembro de 2025
Geral

IBAMA em Rondônia desarticula esquema de comércio virtual ilegal de madeiras

Com o levantamento de informações sobre as transações comerciais de madeira no sistema DOF, analistas ambientais do IBAMA-RO identificaram algumas empresas rondonienses recebendo cargas de madeira de outros estados da federação, como Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Piauí, Goiás, dentre outros. As equipes em campo, constataram que muitas empresas receptoras eram fantasmas ou estavam com suas atividades paralisadas há meses, confirmando que as transações foram apenas virtuais.



Já foi solicitado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, a adoção de medidas urgentes para bloqueio de créditos oriundos de outros estados, como forma de impedir a prática do crime constatado.

Com a ação, evitou-se que mais de quatro mil metros de madeiras “virtuais” fossem utilizados para legalizar produtos florestais ilegalmente, oriundos de áreas não autorizadas para exploração, como Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

Já foi solicitado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, a adoção de medidas urgentes para bloqueio de créditos oriundos de outros estados, como forma de impedir a prática do crime constatado.

Todas as transações virtuais de madeira são monitoradas por diversos órgãos de controle e policiais, sendo que os crimes identificados serão coibidos e seus praticantes punidos severamente.

O incremento do uso da tecnologia de informática na prática do crime ambiental leva também ao aumento da utilização dos serviços de inteligência do IBAMA e a Superintendência de Rondônia encontra-se preparada para coibir este tipo de ilícito, segundo o superintendente, César Luiz Guimarães. “Contamos com uma equipe plenamente capacitada e estamos dispostos a cumprir nossa missão institucional com toda a firmeza necessária”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sindsef-RO e Fonseca & Assis apresentam balanço de conquistas para servidores federais em 2025

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança