Ibama recorre ao TRF para rever decisão sobre Jirau
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) informou hoje, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) para tentar derrubar a liminar da 3ª Vara Federal de Rondônia, que suspende, desde a semana passada, a execução das obras iniciais da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira.
Ontem à noite, o juiz Élcio Arruda, da 3ª Vara, rejeitou o pedido de reconsideração que havia sido apresentado pelo Ibama, mantendo assim a liminar dada por ele mesmo. O Ibama ainda não tem uma previsão sobre quando entrará com recurso na segunda instância.
A decisão frustra as expectativas do governo de que a liminar seria derrubada ontem. Na quarta-feira (dia 3), os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Carlos Minc (Meio Ambiente) haviam dito que contavam com a liberação das obras ontem.
A negativa do juiz em atender o recurso do Ibama também ameaça os planos do consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enersus) de antecipar o cronograma das obras para começar a produzir energia já em 2012.
Veja Também
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10