Idaron realiza a fiscalização preventiva em agrotóxicos com o Crea
A Agência Idaron está realizando desde segunda-feira (23) a primeira fiscalização preventiva integrada, com o objetivo de fiscalizar o segmento de agrotóxicos, numa atividade conjunta com o Crea, no município de Vilhena.
No posto de recebimento de embalagens os fiscais do Idaron e Crea observam a segurança dos trabalhadores, e o local de depósito e o destino final das embalagens recebidas.
Durante a fiscalização têm sido verificado pelos os fiscais da Agência Idaron e Crea a comercialização de agrotóxicos, apenas com a utilização de receituário agronômico, na segurança do armazenamento, do transporte e na integridade dos produtos. Outro ponto observado pelos fiscais nas propriedades rurais, e a segurança do trabalhador rural na aplicação, com a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a correta aplicação na atenção aos períodos de carência e na devolução das embalagens vazias.
No posto de recebimento de embalagens os fiscais do Idaron e Crea observam a segurança dos trabalhadores, e o local de depósito e o destino final das embalagens recebidas.
A fiscalização engloba todos os elos da cadeia de agrotóxicos existentes no Estado, procurando evitar o consumo pela população de alimentos contaminados e preservar o meio ambiente. Essa fiscalização está coibindo o uso inadequado e excessivo de agrotóxicos assim como o descarte incorreto das embalagens na natureza.
De acordo com a coordenadora do programa de agrotóxicos Eutália da Cunha Alves, estão previstas a realização de outras fiscalizações nesses moldes para os próximos meses em municípios previamente selecionados pelos dois órgãos.
Veja Também
Ferro-velho é alvo de operação e homem é preso por tráfico na zona leste
Policiais militares apagam incêndio ao lado do Departamento de Flagrantes
Porto Velho direciona suspeitas de Mpox às UPAs para evitar circulação nas UBS
Casos de Mpox em Porto Velho: homens de 20 a 40 anos e sem histórico recente de viagens