IFRO está com inscrição aberta para curso de Libras
Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o curso de extensão em Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Calama. Podem participar estudantes do próprio campus, além de servidores dos campi Porto Velho Calama e Zona Norte e da Reitoria.
A oferta também está aberta para alunos das escolas públicas (rede municipal, estadual ou federal), docentes da rede municipal e estadual de ensino, alunos surdos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do ensino fundamental da Escola Bilíngue de Porto Velho.
As aulas iniciam no dia 7 de agosto. As matrículas serão efetivadas pelo Campus Porto Velho Calama após a divulgação do resultado do processo seletivo. “Aprender Libras (Língua Brasileira de Sinais) é um meio de garantir a preservação da identidade surda, bem como contribuir para a valorização e reconhecimento dessa cultura. A utilização da Libras dá voz aos surdos, sendo a forma mais expressiva de exercício da cidadania. Também é língua oficial do Brasil e é nosso dever como cidadãos promover a comunicação”, diz a Intérprete de Libras do Campus Calama, Nathali Fernanda Machado Silva.
Com este curso FIC, a ideia é que os conceitos, princípios e as estratégias educacionais inclusivas possam ser respondidos e contemplem as necessidades educacionais especiais dos alunos propiciando seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.
A iniciativa busca ainda proporcionar formação aos profissionais da educação na atuação pedagógica, viabilizar trocas de experiências e socializar experiências positivas e dificuldades encontradas no trabalho com o aluno surdo.
O estudante do curso técnico em Edificações do Calama, Carlos Eduardo Miranda, é um dos candidatos já inscrito para o curso. Ele afirma que é importante obter esse conhecimento “primeiramente pelo fato da Libras ser a língua oficial dos surdos do Brasil junto com o português brasileiro, então, é nosso dever aprender”.
O edital completo está disponível AQUI
A inscrição gratuita e ser efetuada exclusivamente pelo link
Veja Também
MPF solicita informações sobre a cobertura vacinal em escolas de Rondônia
Energisa reforça operações em Rondônia com frota superior a 800 veículos
Só serviços essenciais funcionam nesta quarta-feira, dia da Consciência Negra
Assembleia Legislativa de Rondônia conquista selo Diamante de Transparência Pública em 2024