Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

IFRO realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

De 15 a 25 de outubro de 2013, o IFRO-Câmpus Porto Velho Calama realiza a III Semana de Ciência e Tecnologia que tem como principais objetivos: refletir, discutir e desenvolver ações voltadas às temáticas ligadas à ciência e à tecnologia, pautadas na sustentabilidade com foco nas dimensões ambiental, econômica e social. “Essas ações possibilitarão a professores e alunos pesquisadores momentos de reflexão e mobilização para questões urgentes e necessárias a partir das necessidades locais”, contextualizou a Coordenadora de Pesquisa e Inovação Sandra Monteiro.



Dentre os assuntos dos minicursos estão: Gestão de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Incubadoras; Gestão da Inovação; Captação de Recursos via Editais de Fomento; Uso de Patentes para Revisão Bibliográfica e Noções Básicas para Redação de Patentes.
“A III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Câmpus Porto Velho Calama, pretende alcançar os objetivos do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP): trazer informações relevantes para a construção do conhecimento relacionado à Inovação. Todas as ações, desde o início, buscaram capacitar nossos colegas servidores para este fim. O evento tem a intenção de ir ao encontro das necessidades regionais, proporcionando uma visão mais apurada sobre as reais necessidades da pesquisa voltada para a criação de novas propostas”, finalizou o Chefe do DEPESP, Carlos Augusto Bauer Aquino. Priorizando a participação da comunidade escolar do Câmpus Porto Velho Calama, professores pesquisadores, bolsistas e alunos que integram grupos de iniciação científica estão prestigiando o evento. O início da “III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vem sendo muito proveitoso, pois foram abordados temas, que além de trazer conhecimento para alunos e professores, mostra um meio de convertê-los em serviços para a comunidade”, disse a aluna do curso do 3º ano de Edificações Ruhama Diniz. Já para a professora do Curso de Edificações, Valéria Costa de Oliveira, “os minicursos e palestras que serão ministrados são de suma importância para a capacitação de funcionários, docentes e bolsistas do IFRO, uma vez que, os conhecimentos propostos servirão como base na formação dos profissionais, bem como, para a construção de parcerias de nossa Instituição junto a empresas, incubadoras, inovações tecnológicas e patentes”.

Dentre os assuntos dos minicursos estão: Gestão de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Incubadoras; Gestão da Inovação; Captação de Recursos via Editais de Fomento; Uso de Patentes para Revisão Bibliográfica e Noções Básicas para Redação de Patentes.
“A III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Câmpus Porto Velho Calama, pretende alcançar os objetivos do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP): trazer informações relevantes para a construção do conhecimento relacionado à Inovação. Todas as ações, desde o início, buscaram capacitar nossos colegas servidores para este fim. O evento tem a intenção de ir ao encontro das necessidades regionais, proporcionando uma visão mais apurada sobre as reais necessidades da pesquisa voltada para a criação de novas propostas”, finalizou o Chefe do DEPESP, Carlos Augusto Bauer Aquino.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento