Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Inclusão social da pessoa com deficiência é debatida em audiência pública em Porto Velho

Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia discute soluções para inclusão da pessoa com deficiência em vários setores, principalmente no mercado de trabalho. A audiência ocorre na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia em parceria com o Conselho Estadual das Pessoas Com Deficiência, em Porto Velho.

O evento faz parte da programação alusiva ao dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência. No Brasil, existem cerca de 45 milhões de pessoas que vivem com algum tipo de deficiência e, a audiência busca discutir a inserção dessa parcela da população no mercado de trabalho. Em Rondônia, segundo dados do IBGE, existem cerca de 300 mil pessoas com deficiência.

A audiência aborda os principais problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência para inserção no mercado de trabalho, como a discriminação enfrentada pelos surdos devido a grande barreira de comunicação dos gestores de recursos humanos das empresas. Segundo a SRTE, muitas empresas evitam contratar as pessoas surdas ou com deficiência auditiva por dificuldade na comunicação e isso ocorre, inclusive, em órgãos públicos, bancos, escolas e nos demais locais de atendimento público que, em sua maioria, não possuem intérprete de libras.

Ainda de acordo com a SRTE, a audiência também busca soluções para questões como insuficiência de professores auxiliares e cuidadores para as crianças com deficiência em escolas públicas; insuficiência de fisioterapeutas, fonoaudiólogos e neurologistas para atendimento nas unidades públicas de saúde, em razão da grande demanda; a falta de apoio dos órgãos públicos para a educação especial; problemas na percepção do benefício da prestação continuada, cumulado com o contrato de aprendizagem ou do retorno ao recebimento quando da rescisão do contrato da pessoa com deficiência; dificuldade de acessibilidade e precariedade no atendimento prioritário nos estabelecimentos bancários; a falta de acessibilidade nas calçadas; a precariedade de iluminação nas vias pública e a falta de acessibilidade nos transportes coletivos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6